Programação aconteceu na última terça-feira (16), com 20 visitantes que foram ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou mais uma edição do “Programa Gira Mundos”. Na última terça-feira (16), 20 participantes conheceram o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A iniciativa oferece acesso a eventos culturais, patrimônios históricos e espaços artísticos para artistas, produtores, estudantes e gestores de cultura.
Mesmo para quem não acompanha futebol de perto, o museu é conhecido pelas instalações multimídia, vídeos históricos e espaços interativos. Após a renovação concluída em 2024, ganhou novas áreas dedicadas ao futebol feminino, diversidade e uma homenagem ampliada a Pelé.
“Foi incrível. O grupo de adultos se emocionando com o espaço do Estádio e suas memórias, e adolescentes se divertindo com a interatividade e ludicidade de um museu moderno”, contou Jurandir Pereira, coordenador do Programa Gira Mundos.
O Museu do Futebol é muito mais do que uma coleção de troféus e camisas. Combina história, multimídia e experiências interativas em 15 salas temáticas, além do espaço dedicado à trajetória de Pelé, com imagens históricas, uniformes originais e conteúdos sobre seu impacto dentro e fora dos gramados.
“Ações como essa proporcionada pelo Programa Gira Mundos, democratizam o acesso à cultura. É uma ponte entre o movimento cultural de nossa Cidade com a produção artística e cultural produzida no Brasil, além de democratizar o acesso e possibilitar o contato com ações estruturantes para o fortalecimento da cultura guarujaense”, comentou o secretário de Cultura, Marcelo Wallez.
Sobre o programa
O "Programa Gira Mundos" acontece por meio de visitas, oficinas e atividades mensais – como espetáculos, exposições e festivais – e promove aprendizado prático, formação e aprimoramento de projetos, com vagas mensais disponibilizadas mediante convite ou manifestação de interesse, sem qualquer custo aos participantes.
