Evento aconteceu no Grêmio dos Funcionários Públicos e reuniu 123 pessoas
Promovendo um momento de alegria e inclusão, a Prefeitura de Guarujá organizou o ‘Carnaval para Idosos’, evento que reuniu 123 pessoas da melhor idade, cadastradas nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Dia do Idoso e Centro de Atendimento à Terceira Idade de Guarujá (CATI). A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e ocorreu na última quinta-feira (12), no Grêmio dos Funcionários Públicos.
Com participação das diretorias de Proteção Básica e Proteção Social Especial da Sedeas, a festividade contou com diversas ações, como pintura facial e oficinas de confecção de máscaras. Nos dias que antecederam o evento, os foliões também participaram da criação dos produtos utilizados na festa, em grupos que frequentam as unidades, colaborando para o fortalecimento dos vínculos comunitários e afetivos.
A Prefeitura disponibilizou transporte para o deslocamento de alguns idosos que, por questões de acesso, poderiam ter maior dificuldade em participar da festa. Frutas e alimentação também foram distribuídas aos foliões. O evento contou ainda com a presença de uma escola de samba, que proporcionou ainda mais momentos de alegria e convivência.
Uma das participantes mais animadas foi Clara Cardoso, de 82 anos, que veio de Porto Alegre e mora em Guarujá há oito anos. “Estou encantada com o Município. Eu faço parte do CATI e eu faço questão de participar de quase todas as atividades”, enfatizou.
A dona Elza Teixeira, de 65 anos, também se divertiu no evento. “Eu estou adorando essa brincadeira. Sempre participo do Carnaval. O pessoal daqui tem um respeito enorme pela gente e sempre proporciona esses momentos gigantes de alegria”, ressaltou.
A festividade contou com a participação do vice-prefeito, Toninho Salgado, que enfatizou como eventos desse tipo contribuem para uma sinergia entre a Prefeitura e a população. "A gestão do prefeito Farid Madi tem um compromisso claro com as pessoas. Governar é olhar para quem mais precisa, garantir políticas públicas que cheguem na ponta e façam diferença na vida da população. Eventos como esse mostram uma cidade que cuida, acolhe e respeita seus idosos, promovendo dignidade, inclusão e qualidade de vida”, afirmou.
O titular da Sedeas, Fernando Monte, reforçou o desenvolvimento de ações territorializadas voltadas ao fortalecimento de vínculos e à ampliação do Serviço de Convivência para a pessoa idosa. “Atividades como o Carnaval para Idosos integram os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo socialização, participação comunitária e proteção social, conforme as diretrizes da política de assistência social”, complementou.
