Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Ação do curso de Medicina reforça cuidados com a saúde do homem

Publicada em: 07/11/2025 12:38 -

Estudantes do 1º termo de Medicina da Unoeste realizaram orientações e distribuíram materiais informativos em 11 unidades de saúde da família

A campanha Novembro Azul ganhou ainda mais força em Guarujá com a participação dos alunos do 1º termo do curso de Medicina da Unoeste, que realizaram uma importante ação educativa em 11 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do município.

A iniciativa fez parte da disciplina do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) e teve como objetivo promover a conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante as atividades, os estudantes, acompanhados pelos preceptores do PAPP, realizaram orientações em antessala e distribuíram materiais informativos aos pacientes.

O trabalho destacou a importância do autocuidado e incentivou os homens a procurarem os serviços de saúde regularmente, rompendo barreiras culturais e enfrentando o tabu que ainda cerca o tema.

Aprendizado que vai além da sala de aula

De acordo com a professora de Saúde Coletiva e coordenadora do PAPP, Yasmin Duarte, a ação representou uma oportunidade de aprendizado e aproximação entre os futuros médicos e a comunidade.

“O Novembro Azul é uma oportunidade de levar informação e reforçar a importância do autocuidado entre os homens. Para os alunos, essa vivência prática é fundamental para compreender a realidade das comunidades o papel do médico na promoção da saúde”, destaca.

A estudante Laís Erbiste ressaltou o impacto da experiência.

“Foi um enorme privilégio poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento com a população. Me senti muito grata por essa oportunidade e percebi que conseguimos plantar uma ‘pulguinha na orelha’ daqueles que nos escutaram”, conta.

Ela também reforçou o valor das ações educativas no contexto da formação médica.

“Essas ações são essenciais, principalmente com públicos que às vezes são mais resistentes em se cuidar. Como futura médica, acredito que informar e prevenir são uma parte enorme do meu papel”, concluiu.

Conscientização e empatia

A aluna Maria Eduarda Kreusch também viveu de perto a experiência de levar informação e promover saúde nas unidades.

“Para mim, representou um momento de grande importância e um papel de relevância estudantil. Senti-me responsável pela população e pelo compromisso de levar informação e conscientização”, comenta.

Segundo ela, o envolvimento da comunidade foi surpreendente.

“Os pacientes demonstraram bastante interesse, prestaram atenção e até fizeram perguntas. Isso mostrou o engajamento e a curiosidade do público, além da importância de abordar esse tema nas unidades de saúde”.

Formação humanizada

Para Yasmin Duarte, ações como essa fortalecem a formação humanizada e preventiva que a Unoeste busca oferecer.

“As atividades do PAPP aproximam os estudantes da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliam o olhar sobre o cuidado integral. É um aprendizado que vai muito além da técnica, envolve empatia, escuta e compromisso com a comunidade”, completa.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...