Evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior nas áreas do Direito, da Computação, da Tecnologia e das Ciências Sociais
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Franca-SP promoveu o 11º Seminário Internacional “Jacques Ellul”, concomitante ao 6° Colóquio do Grupo de Estudos de Tecnologia, Direito e Sociedade da instituição de ensino superior. Realizado na última semana, o evento recebeu palestrantes do Brasil e do exterior em torno do tema “Implicações da Irrupção da Inteligência Artificial Generativa na Sociedade Contemporânea”.
Diversas autoridades locais participaram do encontro, que teve como bojo a colaboração das instituições e dos poderes constituídos na discussão dos impactos da Inteligência Artificial (IA) no dia a dia do cidadão.
Com palestras nos períodos da manhã e da noite, o seminário foi abrigado no Anfiteatro I da Unesp francana, na quarta e na quinta-feira (dias 24/9 e 25/9, respectivamente). Entre os expositores, de várias partes do Brasil e do mundo, três eram convidados da Calvin University, dos Estados Unidos: professor-doutor Fernando Pasquini Santos; professor-doutor Derek Schuurman; e o professor-doutor Ken Arnold.
As palestras abordaram temáticas abrangentes e atuais, como os impactos da IA no Judiciário, no sistema de algoritmos e sua utilização como ferramenta de desinformação.
A mesa principal de trabalhos foi formada pelo professor-doutor Jorge Barrientos-Parra, coordenador-geral do evento; por Luiza Gôuvea, presidente da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Franca; pelo juiz José Luiz de Arimateia, diretor do Fórum de Franca; pelo presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi (PSD); pela professora-doutora Fernanda Mello Sant’Anna, diretora do curso de Ciências Humanas e Sociais da Unesp de Franca; e por Edson Pinheiro dos Santos Júnior, delegado de Polícia e diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).
Já a abertura do seminário teve à frente José Sérgio Saraiva, diretor da Faculdade de Direito de Franca; Esdras Lovo, coordenador do Curso de Direito da Universidade de Franca (Unifran); e, representando a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Franca e região, Daniel Paulo Radaelli.
A abertura dos trabalhos teve condução de Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp e mestranda em Direito na Unesp; e do doutorando Arthur Cassiani, também integrantes do comitê organizador.
Segundo Jacqueline, a presença de representantes de diversos setores da sociedade no 11º Seminário Internacional “Jacques Ellul” e no 6° Colóquio do Grupo de Estudos de Tecnologia, Direito e Sociedade explicita a preocupação e o interesse na discussão da aplicação da IA na contemporaneidade, bem como evidencia a importância da Unesp como ambiente propício e aberto a reflexões que impactam concretamente a sociedade.
De acordo com Cassiano, “o diálogo entre distintos atores sociais, especialmente no ambiente acadêmico, é o melhor caminho para a construção de um futuro responsável e compatível com o inevitável avanço da Tecnologia e da IA”.
Paralelamente às palestras, nos dois dias de seminário, foram apresentados trabalhos científicos por pesquisadores da graduação e da pós-graduação da Unesp e de outras instituições de ensino superior.
...