Corpo reúne representantes de instituições financeiras, academia e setor público para ampliar o diálogo e fortalecer o Sistema Nacional de Fomento
Durante o Fórum Debate ABDE – Nordeste: Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais, realizado nesta quarta-feira (17), no Recife (PE), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu a cerimônia de posse de seu novo Conselho Consultivo. Realizada na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), em parceria com a Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), a solenidade marcou a ampliação do espaço de diálogo da instituição com a sociedade e a integração de diferentes perspectivas às decisões estratégicas do Sistema Nacional de Fomento (SNF).
A presidente da ABDE, Maria Fernanda Coelho, conduziu a entrega dos certificados aos integrantes do Conselho, que terão a missão de apoiar a diretoria na formulação de políticas, no fortalecimento da rede de fomento e na identificação de caminhos para ampliar o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Segundo Maria Fernanda Coelho, a criação e o fortalecimento do Conselho Consultivo representam um avanço institucional para a ABDE. “Esse colegiado é uma ferramenta estratégica de diálogo que contribui para fortalecer o Sistema Nacional de Fomento e ampliar as ações de desenvolvimento no país”, afirmou.
Entre os nomes empossados está o do diretor de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, que, mesmo não estando presente à solenidade, já recebeu o certificado de posse. Barbosa tem trajetória reconhecida como economista, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, além de professor da UnB e da FGV.
CONSELHO - O Conselho Consultivo é composto por representantes de diferentes áreas, como o setor financeiro, a academia, a gestão pública e o setor empresarial, o que reforça seu caráter plural e estratégico. Passaram a integrar o colegiado:
|