O prefeito de Cubatão César Nascimento assinou nesta quarta-feira (13) a ordem de serviço (OS) que libera o início das obras da Nova Avenida Ferroviária, na Vila dos Pescadores. A intervenção começa na passagem de nível, também conhecida como ‘Frentona’, seguindo até a Rua Coronel Vilar, perto do novo viaduto, e integra o processo de urbanização do bairro, modificando por completo a localidade e a vida da comunidade. O ato de assinatura da OS aconteceu pela manhã, justamente no início da Av. Ferroviária.
“Quem ganha é a população. Por isso estamos aqui, autorizando o início dessa obra que irá beneficiar toda a comunidade da Vila dos Pescadores, permitindo a funcionalidade do novo viaduto e maior mobilidade urbana para os cerca de 9 mil moradores do bairro”, disse o prefeito César, momentos antes de assinar a OS, junto com os engenheiros Marcos Quarterolli, secretário de Obras e Planejamento Urbano, e Jhordan Cerqueira, da TMK Construtora.
A intervenção da Nova Avenida Ferroviária terá 900 metros de extensão, incluindo as embocaduras, iniciando no ponto em que termina o pavimento executado no escopo das obras do viaduto. Na Nova Avenida, todo pavimento sextavado existente será removido e substituído por asfalto. Envolve 7.200 m² de pavimentação asfáltica, 1.800 metros lineares de guias e sarjetas, além de 2.700 m² de calçadas. Para a drenagem, serão utilizados 700 metros lineares de tubos, com aberturas de caixas e 40 bocas de lobo com tampas no perímetro. O investimento é de cerca de R$11,6 milhões e o prazo para execução é de 10 meses.
“Adianto que o contrato contempla também a Rua Santa Júlia, já entrada da Vila, com a realização dos mesmos serviços. Nesse trecho, a extensão prevista é de 500 metros, outro antigo anseio dos moradores”, esclareceu o prefeito.
O secretário de Obras destacou que as melhorias contemplam a necessidade de adequação viária da localidade. “As obras irão viabilizar o acesso de veículos por dentro do bairro, permitindo a circulação dos ônibus do transporte público municipal, o que hoje não é possível”, esclareceu.
Representando a Câmara Municipal, estavam os vereadores Edson Mota, Daniel Barbosa de Assis (Xuxa), Marcos Roberto (Tinho), Alessandro Oliveira, Ronaldo da Comissão e Joemerson Aves de Souza (Cléber do Cavaco). Este, falando em nome do grupo, agradeceu aos nobres pares pela presença, dizendo que, de fato, foi importante o empenho de todos em prol dessa causa, esperada há décadas pela população local. “Acreditamos e entramos nessa luta junto com a comunidade, pois a gente sabe o quanto ela anseia por esse tipo de melhoria no bairro. É a realização de um sonho aguardado há quarenta anos”, enfatizou o parlamentar.
Também prestigiaram o ato de assinatura os secretários Cláudio Barazal (Comunicação Social), Elmo Ferreira (Manutenção Urbana), Jaque Barbosa (Mulher e Direitos Humanos), os secretários-adjuntos Donizete Nascimento (Cultura), Sebastião Ribeiro Zumbi (Finanças), André Lima (Habitação) e Lindomar Nascimento (Obras).
Um dos grandes projetos urbanísticos, habitacionais e sociais de Cubatão, a urbanização da Vila dos Pescadores inclui a construção de unidades habitacionais e demais equipamentos. Mas antes disso, toda infraestrutura viária está sendo disponibilizada, com o novo viaduto de 375 metros de extensão, já finalizado, e agora, a reformulação da Avenida Ferroviária.
Urbanização da Vila dos Pescadores – A Vila dos Pescadores é uma comunidade situada entre a estrada (Via Anchieta) e o Rio Casqueiro, e possui cerca de 9 mil habitantes, de acordo com o último levantamento feito pela Prefeitura. “A urbanização deste bairro é um momento histórico para Cubatão”, afirma o prefeito César Nascimento, que complementa: “A novidade do projeto está por conta da construção de 80 casas flutuantes. É o primeiro conjunto de casas flutuantes voltado para moradias de interesse social no Brasil”.
O projeto de urbanização da Vila dos Pes
Já as casas flutuantes, quando terminadas, serão destinadas aos pescadores artesanais do bairro, e ainda há previsão de abrigarem restaurante, oficina de barcos, mercado de peixe, equipamento de pesquisa ambiental e voltado para o turismo, lojas, entre outros. Com estrutura de aço naval e madeira ecológica, totalmente sustentáveis, possui ligação especial para fornecimento de água, energia, e coleta e tratamento de esgoto, não poluindo o rio.
Vale lembrar que a Vila dos Pescadores, atualmente isolada pela linha férrea, já tem um viaduto pronto. O equipamento é uma das maiores intervenções viárias da cidade. O elevado possui extensão de 375 metros, com início na Av. Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança. Atualmente, a única entrada do bairro está situada no encontro entre a Marginal esquerda da Via Anchieta e a Av. Ferroviária, a ‘Frentona’, cortada pela linha férrea. Quando há movimentação de trens, o bairro fica isolado por terra. O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos – incluindo os de emergência e segurança – tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas, o que atualmente não é possível.
As melhorias, já visíveis no trecho do viaduto, remodelaram toda aquela área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura que valoriza o guará-vermelho, além de mudas de espécies nativas como forma de compensação ambiental, como ipês amarelos, ipês roxos e jerivás.
Os maiores projetos de urbanização da América Latina – Os processos de urbanização da Vila dos Pes