Trazer informações corretas para conscientizar e dar o suporte necessário, incentivando mais mulheres a tomarem cuidados para prevenir o câncer de mama. Com esses objetivos, o Centro de Referência em Saúde Auditiva (Secresa), localizado no Gonzaga, em Santos, reuniu pacientes e funcionárias da unidade e do Instituto da Mulher e Gestante para um bate-papo alusivo ao Outubro Rosa nesta quarta-feira (30).
“Já pararam para pensar na última vez que vocês praticaram o autocuidado? E o zelo com o próximo? Este sempre está em dia”. A ‘provocação’ da assistente social do Instituto da Mulher e Gestante, Lígia Santiago, abriu o encontro para destacar a importância da realização do autoexame e da mamografia em unidades de saúde. 
Em Santos, a orientação é fazer a mamografia de forma anual a partir dos 40 anos. O procedimento consiste em um exame de rastreio por imagem e capaz de verificar precocemente a presença de alterações suspeitas de câncer de mama. 
A especialista ressaltou ainda que, mesmo que a paciente não tenha sentido nenhum sinal anormal durante a realização do autoexame, é importante realizar a mamografia, já que podem existir pequenos sinais não perceptíveis ao toque, mas que o método diagnóstico pode identificar, como microcalcificações.
“O cuidado é de janeiro a janeiro, sem exceção. Mas para nós, que estamos à frente do atendimento à paciente, o Outubro Rosa tem essa importante missão de atrair mais mulheres para fazer a mamografia e, assim, existir a possibilidade de diagnosticar a doença em seu estágio inicial para aumentar a chance de cura em mais de 90%. Quanto mais ações existirem neste período, mais incentivo terá”, refletiu Ligia.
Atenta às informações repassadas pela médica, Regina Loyo, 50 anos, não deixa de comparecer a nenhum dos encontros do Secresa, unidade em que recebe atendimento há mais de 20 anos. “Não sabia muita coisa sobre o significado deste mês e já faz um tempo que eu não realizo a mamografia, mas eu sempre aprendo alguma coisinha nessas reuniões do Centro de Referência e levo a sério para botar em prática. É muito importante cuidarmos da nossa saúde e sei que outras participantes terão o mesmo pensamento que eu”. 
Ao final do bate-papo, as pacientes das duas unidades de saúde participaram de um sorteio para ganhar um simples, mas importante brinde: uma vela carinhosamente embrulhada para lembrar que parte do compromisso de autocuidado já foi feita: a conscientização. Depois de sorrisos, agradecimentos e abraços, as mulheres levaram para casa a importante missão anual de realizar a mamografia. 

OUTUBRO ROSA
Tradição em Santos, a Campanha Outubro Rosa teve início em 2009 na Cidade por uma iniciativa da enfermeira Gilze Francisco, fundadora do Instituto Neomama. Em 2013, a data passou a fazer parte do Calendário Oficial da Cidade. Desde então, de forma anual, é preparada uma programação completa para alertar e conscientizar munícipes sobre a detecção precoce do câncer de mama e promover o cuidado à saúde. 
Na rede municipal de saúde, a policlínica de referência do bairro funciona como um sistema de triagem para o acompanhamento do tratamento. Quando há suspeita de câncer de mama ou de colo - este detectado pelo Papanicolau - a paciente é direcionada ao Instituto da Mulher e Gestante para realizar exames adicionais que confirmem ou descartem as doenças.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.