Bertioga segue avançando no combate à violência contra as mulheres e, nesta quarta-feira (2), deu mais um passo importante com a inauguração da Sala Maria da Penha, localizada na Rua Manoel Gajo, 340, ao lado da delegacia do município. O novo espaço tem como objetivo garantir um atendimento adequado, com privacidade e proteção à integridade física e psicológica das vítimas.

"Com a nova sala de atendimento às vítimas de violência da Delegacia e a Patrulha Maria da Penha, que implantamos esse ano, Bertioga avança na proteção às mulheres bertioguenses" ressalta o prefeito do município, Caio Matheus.

No local, as vítimas serão atendidas preferencialmente por uma autoridade policial do sexo feminino. Essa iniciativa se soma a outros programas de proteção, como o Guardiã Maria da Penha, que visam prevenir, punir e erradicar todas as formas de violência contra as mulheres.


"Estamos criando espaços como a Sala Maria da Penha para acolher as vítimas e facilitar o acesso às políticas públicas. O projeto Guardiã Maria da Penha, que também faz parte dessas ações, fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas de urgência, com visitas realizadas por equipes compostas por agentes femininos e masculinos," destacou a secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Walperes.

A delegacia também conta com a Sala Lilás, um espaço acolhedor destinado ao atendimento de vítimas vulneráveis. Tanto a Sala Maria da Penha quanto a Sala Lilás funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Denúncias podem ser feitas pelos números 180, 181, 190 ou 153.