Volta às aulas movimenta Unoeste em Prudente, Jaú e Guarujá

Volta às aulas movimenta Unoeste em Prudente, Jaú e Guarujá

No primeiro dia, os sentimentos de alegria dos veteranos e as expectativas dos calouros eram perceptíveis em todos os campi; qualidade no ensino, ações de sustentabilidade e tecnologia de ponta seguem como foco da universidade

Dia de volta às aulas também foi dia de reencontrar colegas de turma nos campi da universidade (Foto: Ector Gervasoni)

Em clima de muito entusiasmo e expectativas altas para um novo semestre letivo, foram retomadas nessa quarta-feira (7), nos campi da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, as aulas do segundo semestre de 2024. Em todos os lugares, calouros e veteranos estavam ansiosos para conhecerem ou reencontrarem os colegas de turma e professores. Mais de 16 mil pessoas, entre estudantes e funcionários, movimentaram as três unidades nesse retorno com os sentimentos de empolgação e alegria.

Na recepção, eles tomaram conhecimento que o foco da Unoeste continua sendo na qualidade do ensino somada à tecnologia de ponta, e na sustentabilidade, que fazem toda a diferença para uma formação mais completa e consciente. E que as parcerias com empresas e instituições dessas três regiões – oeste paulista, região central do Estado e litoral –seguem visando proporcionar aos estudantes uma formação antenada às demandas do mercado de trabalho. A Unoeste ostenta o título de 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme avaliação do IGC/MEC (Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação).

O retorno

No campus 1, em Prudente, a movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã. No caso do curso de Medicina, a recepção aos calouros e familiares ocorreu nas dependências do Teatro César Cava. Direção, coordenação e corpo docente do curso deram as boas-vindas na tradicional cerimônia do jaleco. Essa mesma cerimônia para calouros do curso médico também foi realizada nos auditórios dos campi de Jaú e Guarujá.

Em Prudente, o diretor das Faculdades de Medicina, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, recepcionou os calouros da 59ª turma com boas-vindas, e reforçou que os investimentos feitos pela Unoeste são sempre para oferecer o melhor a cada estudante: desde à estrutura de ponta aos melhores professores mestres, doutores e pós-doutores na área médica.

“É sempre bom ver essas caras novas, e ver esse auditório cheio nos traz o reconforto de que estamos trabalhando no caminho certo para a formação de bons médicos com ensino de qualidade. Hoje temos muitos filhos de médicos formados na casa começando os estudos, e seus pais sabem que aqui a gente prima pelo melhor ensino médico com tecnologia de ponta e atualização constante. Desejo um ótimo curso e que vocês aproveitem bastante. Espero que gostem o tanto que eu gosto dessa universidade”, discursou o Dr. Murilo aos calouros da Medicina.

Além das atividades realizadas no palco, que contou com apresentação cultural, considerações gerais do curso, cerimônia do jaleco, culto ecumênico e apresentação do Diretório Acadêmico e da Atlética de Medicina, também houve tour institucional pelos principais laboratórios da Faculdade de Medicina no campus 1, além da Sala Betha e Arena Lab.

Felicidade em família

A Silvia Elaine Zuntini Pinto é um dos exemplos trazidos pelo Dr. Murilo em seu discurso. Ela é formada nos cursos de Medicina e Odontologia da Unoeste, e estava emocionada na cerimônia do jaleco por saber que a filha Isadora Zuntini de Oliveira Lima decidiu seguir os passos dos pais por livre e espontânea vontade.

“É uma emoção muito grande ver ela seguindo os caminhos da mãe e do pai que também é médico e formado aqui na Unoeste. Eu acho que a Isadora vai se dar muito bem na profissão porque ela é uma moça muito cativante e muito querida, agrega às pessoas. Acho que vai se dar muito bem na profissão porque ela é disciplinada e vai tirar a faculdade de letra”, externava a mãe, confiante.

A filha e caloura de Medicina estava na expectativa pela longa jornada acadêmica no primeiro dia de aula. E revelou que escolheu o curso por sempre admirar os pais. “Eu sempre admirei o jeito que a minha mãe lidava com o trabalho dela, meu pai também sempre esforçado, então os dois sempre foram para mim minha grande inspiração. Também sempre achei essa profissão deles muito linda e aí eu quis simplesmente seguir porque desde criança eu brincava de médica, sempre gostei devido essa influência. E além disso eu gosto de me relacionar com as pessoas, comunicação é meu forte, e o médico precisa conversar com o paciente. Por isso espero gostar bastante do curso”, dizia Isadora.

De Dracena, estava presente na cerimônia do jaleco a família toda da caloura Maria  Cecília Bazzo Soares, entre eles os pais cirurgiões dentistas Andreia Barbosa Bazzo Soares e Marco Antônio Felca Soares, e a irmã Maria Isabela Bazzo Soares, que inclusive cursa do 12º termo de Medicina na Unoeste Prudente e cola grau ainda neste ano. “Eu estou muito animada para começar a faculdade, eu acompanhei um pouco da minha irmã na faculdade, ela gostou muito, então eu estou um pouco ansiosa mas animada. Espero que dê tudo certo”, comentou empolgada a caloura que sempre admirou a profissão. A irmã veterana na Medicina disse que a jornada vale muito a pena. “Passa muito rápido e precisa estudar. Acho que ela vai se dar bem porque é disciplinada, vai valer muito a pena a experiência”.

Os pais também não escondiam o orgulho e a gratidão em poder formar as duas filhas médicas na Unoeste. “A gente fica muito emocionada. Fico esperando a outra que vai se formar no fim do ano, vai embora daqui [da universidade] e a outra que está chegando. É muito gratificante porque as duas sempre falaram em querer fazer Medicina. Espero que a Maria Cecília goste, assim como a Maria Isabela gostou”, destacou a mãe. “É bastante gratificante pra gente, ver que a lição de casa está sendo bem passada. A expectativa é que essa que está entrando siga o mesmo caminho trilhado pela que já está prestes a concluir a faculdade. Torcemos para que ela consiga o mesmo êxito”, completava o pai.

Recepção calorosa

Tanto no campus 1 quanto no campus 2, as aulas presenciais dos cursos de graduação movimentaram os corredores e dependências da universidade. O Sucesso do Aluno, departamento, promoveu uma recepção calorosa com a distribuição de algodão-doce e pipoca, e disponibilização de cabine de foto 360 graus e karaokê para integrar os alunos aos colegas de turma. A ação rolou durante todo o intervalo no teatro de arena, no campus 1, e em frente ao bloco B3, no campus 2. De Presidente Venceslau, o calouro Felipe Mikael Duarte estava ansioso no primeiro dia de aula. Ele começou a fazer Psicologia no campus 2. “Eu estou um pouco nervoso, mas acho que é normal porque é começo. Apesar disso, minhas expectativas são as melhores possíveis porque estou bem animado. Espero aprender bastante aqui na faculdade e sair daqui um ótimo profissional, sei que a Unoeste tem isso a me oferecer. Eu escolhi a universidade por ser a mais forte da região e pela nota alta no MEC. Confio muito”.

No campus 2 de Prudente, Sucesso do Aluno preparou recepção calorosa aos estudantes com a distribuição de algodão-doce e pipoca (Foto: Ector Gervasoni)

Veterano do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, o aluno do 8º termo Rodrigo Marinelli sabe que a partir de agora falta muito pouco pra ele se formar. Por isso a animação e as expectativas em retomar o último semestre eram as melhores possíveis. “Estou no último termo, muita ansiedade com relação ao TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], última etapa da faculdade. Então eu não sei se estou ansioso por conta do retorno das aulas especificamente, mas eu acho que mais para a conclusão da faculdade mesmo. É o impulso final, tem muita coisa boa pela frente. Estou mais ansioso para rever os professores, alunos, as últimas disciplinas”, comentou.

Rodrigo ainda fez questão de destacar porque escolheu a Unoeste para se formar jornalista. “É uma junção de fatores, tanto a relação do corpo docente, quanto à parte estrutural que nos é oferecida. Por exemplo: quando a gente precisa fazer uma gravação externa, sempre utilizamos os equipamentos da faculdade. Eu acho que todo esse incentivo estrutural e esse suporte é o que mais faz a gente querer continuar e vontade de ter as aulas aqui”.

Volta às aulas em Guarujá

No campus da Unoeste em Guarujá, o retorno das aulas para mais de 600 alunos que escolheram a melhor universidade particular da Baixada Santista para estudarem e se formarem profissionalmente também foi bastante agitado, movimentando o campus ao longo de todo o dia. O calouro de Medicina, Arthur Florentino Alal, estava empolgado no primeiro dia de aula. “Minha expectativa é bem alta pela estrutura da faculdade que é bem diferente do que a gente vê por aí, materiais e equipamentos de última geração. Meu pai é médico, e quando ele veio fazer a visita no campus comigo ele ficou muito surpreendido com a estrutura dos laboratórios. Aqui têm tudo do bom e do melhor”, comentou.

Também iniciante no curso médico, a caloura Danielle Carolina Brito Souza compartilhava praticamente da mesma opinião. “A expectativa pra mim tá bem alta porque sempre foi um sonho meu cursar Medicina. Eu me mudei pra cá esse ano porque meu namorado que é formado em Medicina no interior de São Paulo veio para cá fazer residência médica. Aí eu sempre quis e conseguimos unir tudo. Espero aprender bastante coisa, estou bem empolgada pela estrutura que a universidade oferece e por ser pertinho de casa também”, disse ela.

Já a caloura do curso de Biomedicina, Camilly Vicente, chegou na faculdade entusiasmada para iniciar logo sua jornada acadêmica rumo à uma formação de qualidade. “A expectativa é grande porque é um curso que eu me identifico muito. Espero aprender muito e que eu consiga um estágio rápido também. E eu escolhi a Unoeste porque a minha amiga Fernanda já estuda aqui e me disse que é uma faculdade muito boa, o ensino e os professores são bons, e como eu já moro em Guarujá preferi fazer a faculdade aqui mesmo”.

Volta às aulas em Jaú

O campus da Unoeste em Jaú também voltou com suas atividades acadêmicas nessa quarta-feira (7) com o compromisso de sempre: oferecer excelência educacional para preparar profissionais de destaque para o mercado. O retorno das aulas trouxe ainda mais movimento para o campus que ainda está em festa, já que neste mês completou seis anos na cidade. Ao longo do primeiro dia de aulas o que se viu nos corredores e salas foram calouros e veteranos empolgados com o novo semestre que está começando. E também a integração da comunidade acadêmica, a partir do reencontro entre alunos, professores e funcionários.

A movimentação começou logo nas primeiras horas da manhã, e a aula inaugural da Faculdade de Medicina, onde ocorre a tradicional cerimônia do jaleco, movimentou as dependências do novo Anfiteatro Agripino de Oliveira Lima. As boas-vindas foram dadas pela coordenadora administrativa do campus, Dra. Amanda Creste Ribeiro Risso, e pelo coordenador do curso de Medicina, Dr. José de Oliveira Costa Filho. Ele fez as considerações gerais do curso, explicando o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e os processos avaliativos e composição de nota.

Durante o dia, os estudantes de Medicina tiveram uma programação toda diferenciada. Já à noite, as aulas foram retomadas paras as turmas de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia. Estudante do 4º termo de Fisioterapia, Rafaela Galego lembrou que “as férias são ótimas mas voltar é sempre muito bom”. “No fundo sinto falta da rotina corrida, das aulas, colegas e tudo num geral. E a ansiedade para o próximo semestre esta a mil, feliz demais em estar cada vez mais perto do meu sonho. E os motivos de não só permanecer, mas também ter escolhido a Unoeste são pela qualidade do ensino, os professores excelentes que nos ajudam muito e a estrutura e tecnologia que o campus oferece”.

Aluno do 7º termo de Medicina, Davyd Augusto de Souza estava empolgado para o retorno das aulas. “Depois de um período descansando durante as férias, conseguimos a energia necessária para iniciar mais um semestre. E, neste, especialmente, estou muito animado para vivenciar um pouco mais do mundo cirúrgico, já que o sétimo período é conhecido como ‘termo cirúrgico’ na Unoeste Jaú que conta com uma infraestrutura incrível. E os professores estão sempre abertos a nos auxiliar e guiar no caminho correto da medicina”.

Vestibular Unoeste

Ainda dá tempo de você estudar na 2ª melhor universidade do estado de São Paulo. A Unoeste possibilita o ingresso nos cursos por meio do Vestibular On-line, nota do Enem, Portador de Diploma e Transferência. Essas condições valem para todos os cursos, exceto Medicina. Clique aqui e inscreva-se já!


Categoria:EDUCAÇÃO