Segundo o dicionário, legado é aquilo que se deixa ou é transmitido a outra pessoa. É justamente isso que acontece com o projeto Comunidade de Educadores STEAM, que tem deixado para o país um rastro de conhecimento na abordagem STEAM. Desde a sua primeira edição, o projeto já selecionou 200 educadores para participar da formação nessa abordagem pedagógica inovadora. Ao concluir a formação, esses educadores se transformam em multiplicadores da abordagem STEAM, fazendo com que essa rede de conhecimento fique cada vez maior.
A Comunidade de Educadores STEAM busca promover a disseminação de estudos e pesquisas e a construção de propostas inovadoras com foco na melhoria da aprendizagem de escolas públicas brasileiras. A iniciativa conta com educadores de instituições públicas e privadas, da Educação Básica ao Ensino Superior, interessados em inovar práticas pedagógicas e impactar redes públicas de ensino por meio da abordagem STEAM.
“Nosso objetivo com a Comunidade de Educadores STEAM é possibilitar o desenvolvimento de projetos STEAM com impacto real nas redes e comunidades em que os educadores estão inseridos”, afirma Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, entidade promotora da Liga STEAM em uma aliança social com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional.
“Os educadores participantes formam um grupo que tem como foco o desenvolvimento de ações formativas para apoiar a implementação de Projetos STEAM autorais e inovadores na rede pública, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fortalecendo a disseminação da abordagem STEAM no Brasil”, diz Lilian Bacich, da Tríade Educacional, referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à abordagem STEAM.
O programa de formação da Comunidade de Educadores STEAM se divide em três etapas. Na primeira, os educadores têm contato com temáticas sobre educação STEAM. Na segunda, são oferecidas sessões de mentoria em grupo para apoiar o desenvolvimento e implementação do plano de ação desenvolvido na primeira etapa.
Na terceira etapa, os participantes produzem relatos de práticas com base nas ações implementadas nas instituições ou nas redes públicas de ensino. Esses conteúdos ficam disponíveis de forma gratuita para livre acesso, com o objetivo de ampliar e fortalecer a disseminação da abordagem STEAM no Brasil. Ao final do programa, os integrantes da Comunidade de Educadores da Liga STEAM recebem a certificação de Educadores STEAM.
Algumas iniciativas
A educadora Karina Zago, de Vila Velha (ES), já conhecia a abordagem STEAM, ela participou do Prêmio Nacional Liga STEAM, quando se inscreveu e foi selecionada para a turma de 2023 da Comunidade de Educadores. “Foi muito importante para a minha formação e gostei muito de poder ajudar os pares a desenvolver projetos STEAM”, afirma. “Uma coisa é, enquanto professores, realizar esses projetos na nossa turma, outra é passar para outros colegas e ajudá-los a aplicar a abordagem.”
Por mais difícil que pudesse ser o desafio, a educadora não desanimou. Atuando como coordenadora de área, Karina conseguiu incluir o STEAM em duas formações realizadas no estado. A primeira, na Formação dos Profissionais do Magistério (FPM), realizada em formato online, quase 10 mil educadores foram impactados pela abordagem STEAM. Na segunda, por meio do projeto Escola do Futuro, foram realizados workshops presenciais na região metropolitana de Vitória e regiões norte e sul do Espírito Santo, impactando 90 educadores.
Quem também encontrou outras formas de divulgar a abordagem STEAM foi a educadora Selmara Ribeiro, de Belo Horizonte (MG), também participante da turma de 2023. A mineira conta que, diante de algumas dificuldades em promover a formação no formato presencial, e como estava disposta a participar de toda formação para conseguir a certificação, providenciou, juntamente com o colega participante da Comunidade de Educadores STEAM, Bruno Vieira, a formação via Whatsapp.
“Dividimos as demandas. Fui responsável pela autorização e operacionalização do curso para a formação dos professores da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, além da gravação do podcast”, explica. Enquanto isso, Bruno ficou responsável pela formatação do curso e também pela gravação.
“O curso foi dividido em etapas, que foram disponibilizadas a cada dois dias”, garante Selmara. Ao todo, 41 educadores participaram da formação, que durou 10 dias. Para a educadora, a resposta entre os professores não poderia ter sido melhor. “Todos gostaram muito e se sentiram interessados em aprofundar o conteúdo apresentado.”
STEAM
STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
A Liga STEAM
A Liga STEAM é uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. “O futuro do país passa, necessariamente, pela educação, e começando a investir nela hoje, certamente estamos trabalhando por um amanhã melhor”, diz Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal.
Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.
Fundação Banco do Brasil
Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.
AVSI Brasil
Organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.
Tríade Educacional
É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.