São sete bolsas de 100% destinadas aos interessados em estudar Medicina na Unoeste: quatro para o campus de Guarujá e três para o de Jaú
Davi Castor da Silva é bolsista do programa Mais Médicos e está no 6° termo do curso na Unoeste (Foto: Cedida)
Criado no ano de 2013 como iniciativa necessária para enfrentar a desigualdade no acesso à saúde no Brasil, o Programa Mais Médicos (PMM) tem desempenhado um papel crucial na melhoria do sistema de saúde pública, garantindo acesso mais igualitário e eficiente aos serviços de saúde. Na missão de ofertar profissionais médicos qualificados para essa igualdade, a Unoeste, que está entre as principais Instituições de Ensino Superior (IES) divulga a abertura das inscrições para os interessados em concorrer a bolsas de estudo referentes ao programa nos campi de Jaú e Guarujá. São sete bolsas de 100% destinadas aos interessados; quatro para o campus de Guarujá e três para o de Jaú. Clique aqui e inscreva-se.
Para concorrer as bolsas destinadas ao campus de Jaú, o interessado deve atender os critérios que constam no edital, sendo uma delas, residir na cidade de Jaú ou nas cidades vizinhas: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Macatuba, Mineiros do Tietê, Pederneiras. Para quem pretende se inscrever no processo e preencher uma das vagas do campus de Guarujá, o interessado deverá residir no município de Guarujá ou em Bertioga. Outra exigência é que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública, ou rede privada na condição de bolsista integral.
Davi Castor da Silva, 23, está no 6° termo da Medicina Unoeste no campus de Guarujá e sonhava em ser médico desde criança. “Usar jaleco e poder curar as pessoas necessitadas era o grande sonho. Ao longo da vida entendi que a medicina vai além disso. A Unoeste me possibilitou estudar em uma universidade gigante, equipada e com os melhores docentes, tudo isso na minha cidade, é uma honra ter a oportunidade de estudar aqui”.
Para o acadêmico a conquista da bolsa é sem dúvidas a mudança de vida que sempre desejou. “Com toda minha trajetória na rede pública, os entraves pareciam imensos e que nunca seria possível alcançar o sonho de me tornar médico. Logo, quando saí do ensino médio, realizei o Enem e continuei prestando por alguns anos. Até que um dia descobrir o programa e, apesar de não ter muita esperança, realizei a inscrição, depois de um tempo não lembrava mais, recebi uma ligação da secretaria da Unoeste que havia conquistado a vaga. Foi um sonho sendo realizado em uma das melhores universidades do país. Por isso, digo para que nunca desistam. O processo vai ser longo e árduo, mas é válido e depois é só aproveitar todas as oportunidades”.
Também bolsista do programa, a Ana Laura Barbosa Muniz, 24, cursa o 2º termo de Medicina no campus de Jaú. “Para conquistar a bolsa passei por processo seletivo que leva em conta a nota do Enem dos candidatos que moram na microrregião de Jaú. Eu escolhi o curso de Medicina pela admiração pelos profissionais dessa área e pela oportunidade de contribuir para o bem-estar das pessoas de uma maneira geral, além do interesse pelo conhecimento que é preciso para exercer tal profissão. Eu escolhi a Unoeste pela infraestrutura e disponibilidade de recursos que ela oferece, além de professores incríveis e um método de ensino misto que contribui para a aprendizagem”.
A aluna ainda dá uma dica para quem pretende se inscrever no programa de bolsas. “É preciso persistir para conseguir a tão sonhada aprovação. Por ser um curso concorrido é comum demorar mais tempo para entrar na faculdade, a chave de tudo é não desistir e saber que o conhecimento é seu aliado e é a partir dele que podemos ingressar em ótimas universidade, como a Unoeste”.
Serviço
As inscrições para o Programa Mais Médicos podem ser feitas neste link
Ana Laura Barbosa Muniz é aluna de Medicina no campus de Jaú (Foto: Cedida)