Evento reuniu mais de 100 inscritos no auditório da Secretaria de Serviços Públicos


A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) promoveu, nesta terça-feira (16), o 1° Fórum de Saúde Mental, evento inédito na Cidade que contou com a presença de profissionais da rede e interessados na área. Com o tema “Saúde Mental e suas interfaces nos desafios do atendimento dos diversos níveis da rede municipal”, o encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Serviços Públicos de manhã e à tarde, reunindo 135 inscritos em sua primeira edição.

Quem deu início ao encontro foi a secretária da Saúde, Michelle Santos, que pontuou a importância de um evento que evidencie a saúde mental, pois é o desafio do século. Depois foi a vez dos idealizadores do evento, o coordenador da Atenção Hospitalar, Danilo Ribeiro Santos, e a coordenadora de Saúde Mental de São Vicente, Maria José Alcalá Cravo. A iniciativa reforça a necessidade, cada vez mais presente, de olhar para o paciente como um todo, investigando suas necessidades pessoais, bem como seu histórico familiar, através de um trabalho multiprofissional feito pelo serviço público.

Em seguida, foi a vez do psiquiatra Heitor Prates Furieri e do enfermeiro Fagner Coelho Romano discutirem a respeito dos desafios do matriciamento. Ambos abordaram a questão do atendimento horizontal, um conceito que engloba o paciente em vários níveis, visando oferecer um tratamento mais humano. Quem também marcou presença foi o artista visual, Léo Dantas, paciente do CAPS III Mater São Vicente, que trouxe para o encontro sua coletânea de ilustrações, que retratam questões climáticas através de letras estilizadas.

Ao longo do dia, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de outras cidades vizinhas, em uma verdadeira troca de experiências com outros profissionais da área. Para finalizar esta primeira edição do fórum, o grupo Batucaps, formado por pacientes do CAPS III Mater, tomou conta do espaço, contagiando a sala com muita alegria e música.

--