A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) deu início ao treinamento em Língua de Sinais nesta sexta-feira (12) aos profissionais da saúde que atuam na rede do Município. Durante todo o segundo semestre do ano de 2024, os profissionais passarão por treinamento prático no qual aprenderão sinais básicos para o acolhimento ao paciente com deficiência auditiva.
A primeira aula prática aconteceu no auditório da Associação Comercial de São Vicente, com mais de 30 profissionais presentes. Neste primeiro momento, os servidores conheceram o alfabeto em libras, os números e alguns cumprimentos simples como "bom dia" e "tudo bem?". Quem comandou a dinâmica foi o assistente administrativo e também um dos idealizadores do projeto, Arthur Ramos de Oliveira, que é fluente em libras desde 2022.
O encontro também serviu para que os profissionais pudessem compartilhar entre si suas próprias experiências na área.
Desde 2002, a Língua de Sinais é considerada oficialmente a segunda língua do Brasil. Hoje, mais de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de surdez, no entanto, muitos sequer têm domínio do uso de Libras.
--