Ao longo de 10 dias, unidades ConsolaçãoVila MarianaGuarulhosJundiaíRegistroSantosSão Carlos e São José dos Campos oferecem uma programação com vivências, oficinas, cursos, concertos, shows, bate-papos, entre outras atividades 

 

Mais imagens no link: Santos  

 

Em julho, o Sesc São Paulo convida o público a vivenciar diversas possibilidades dentro do universo musical. Trata-se da terceira edição do projeto, VEM - Venha Experimentar Música! que, entre os dias 19 e 28 de julho, oferece uma programação em sua maioria gratuita, reunindo vivênciasoficinasaudiçõescursos de curta duração, instalações interativas e espetáculos.

 

Ao longo de dez dias, oito unidades do Sesc no estado — ConsolaçãoVila MarianaGuarulhosJundiaíRegistroSantosSão Carlos e São José dos Campos — proporcionam às pessoas de todas as faixas etárias a chance de ver e manusear instrumentos desde os menos conhecidos até os mais tradicionais, brincar com traquitanas tecnológicas, cantar e tocar como forma de brincar em família, interagir sonoramente com objetos diversos, fazer pequenos reparos em seus instrumentos e até construir novos.

 

A programação inclui ainda concertosshowsbate-paposencontrosexibições cinematográficas acompanhadas por música ao vivo, entre outras atividades.

 

As ações proporcionam sociabilização, por meio da construção coletiva da expressividade artística, ao mesmo tempo que estimulam a autonomia de indivíduos. O projeto é um convite a participar da experiência do fazer musical de forma livre, informal e lúdica. Trata-se de uma oportunidade de conhecer notas, pausas, ritmos, instrumentos, timbres, texturas sonoras e ter contato com a prática musical, independente de idade ou conhecimento prévio.

 

Centros de Música - Vale ressaltar que a programação do VEM é norteada pelos conceitos aplicados nos Centros de Música do Sesc São Paulo, espaços voltados à experimentação e aprendizagem musical presentes nas unidades Consolação, Vila Mariana e Guarulhos.

 

Os Centros de Música são polos voltados à sensibilização para a música e desenvolvimento do pensamento, da prática e da experimentação musical para todas as idades, sempre tendo como base o ensino coletivo em que todos, e não apenas músicos profissionais, podem desenvolver o fazer e a fruição musicais, de maneira prazerosa, diletante e cotidiana.

 

Em Santos, o VEM 2024 tem diversas atividades musicais que tem como centro a influência da música africana. A música africana que representa identidaderesistência e celebração, nas Américas, sua influência é profunda e serviu para preservar tradições, aliviar a dor e manter a humanidade sob a opressão. A diáspora africana difundiu essa musicalidade globalmente, originando gêneros como bluesjazzreggaesambahip-hop e outros. Vamos celebrar toda essa herança nas atividades gratuitas do VEM que ganham os espaços do Sesc Santos de 19 a 28 de julho.

 

VEM – VENHA EXPERIMENTAR MÚSICA! - PROGRAMAÇÃO 
 

Vivências 

BIBLIOTECA DAS COISAS DE MÚSICA  

Pelo terceiro ano consecutivo, a unidade traz a instalação e vivência, um espaço onde as pessoas podem conhecer, manusear, experimentar e até mesmo pegar emprestado diversos instrumentos musicais. Mediadores auxiliam nos primeiros passos da prática musical, além de orientar sobre o uso do instrumento, seus cuidados e armazenamento adequado. Convivência - Teto Baixo. GRÁTIS. Todas as idades.

20 a 28/7. Terça a sexta, 14h às 20h. Sábados e domingos, 10h às 18h. Exceto dia 22/7.

 

INSTRUMENTOS, MUSICALIDADE E CULTURAS DO OESTE AFRICANO  

Vivência musical com diversos instrumentos utilizados no oeste africano, em países como Senegal, Guiné, Mali, Burkina Faso, Gana, Costa do Marfim e Nigéria. Com André Piruka, Bangaly Konate, Moustapha Dieng e Mayisa Mbaye, músicos integrantes do grupo Höröyá. Convivência - Teto Baixo. GRÁTIS. Todas as idades.

27/7. Sábado, 14h às 18h.

28/7. Domingo, 10h às 14h.

 

Oficinas 

SOS LUTHIER  

Serão realizados ajustes, pequenos reparos e limpeza em instrumentos de cordas e manutenção em outros instrumentos musicais. Um espaço dedicado ao cuidado do instrumento. Com Renato Ribeiro. Convivência - Matuck. GRÁTIS. Todas as idades.

20/7. Sábado, 11h às 14h.

23 a 27/7. Terça, 16h às 19h. Quarta, 18h às 21h. Sexta, 16h às 18h. Sábado, 11h às 13h. Exceto dia 25/7.

 

OFICINA LIVRE DE PERCUSSÃO  

Os participantes aprendem a tocar diversos instrumentos percussivos, como atabaque, agogô, caixa, cajon, caxixi e surdo, entre outros. Com mediação dos professores e alunos do projeto Arte no Dique. Auditório. GRÁTIS. Todas as idades.

20 e 21/7. Sábado, 14h às 18h. Domingo, 10h às 14h.

 

EXPLORANDO OS SENTIDOS DO PANDEIRO  

A oficina oferece a oportunidade de experimentar o pandeiro e descobrir seu próprio ritmo, explorando as diversas possibilidades sonoras que o instrumento proporciona. Com Lelê Lótus. Foyer do Teatro. GRÁTIS. Todas as idades.

23 e 24/7. Terça e quarta, 18h30 às 21h30.

 

MBIRA E KALIMBA  

Destinada a todos os públicos, esta oficina proporciona a oportunidade de tocar mbira e kalimba. Desenvolvida e propagada pelo povo Shona, predominante no Zimbábue, a mbira é um instrumento milenar, que sofreu tentativa de apagamento pela colonização britânica e permanece como símbolo do país, localizado ao sul da África. A kalimba é a versão ocidentalizada da mbira. Com Guilherme Valério. Convivência - Teto Baixo. GRÁTIS. Todas as idades.

25 e 26/7. Quinta e sexta, 15h às 18h.

 

Shows 

SALLOMA SALOMÃO  

O décimo álbum de Salloma Salomão mergulha no universo do Atlântico, traçando sonoridades marcadas pela riqueza musical negra que ultrapassa fronteiras. Teatro. GRÁTIS. Livre. Ingressos 1h antes.

20/7. Sábado, 20h às 21h30.

 

JÉSSICA GASPAR E O BLOCO AFRO ILÚ OBÁ DE MIN  

Com um forte impacto visual, a música e a performance de Jéssica Gaspar se unem à potência dos tambores das mulheres do bloco afro Ilú Obá de Min no projeto especial Felicidade. Teatro. GRÁTIS. Livre. Ingressos 1h antes.

26/7. Sexta, 20h às 21h30.

 

KARAN  

O grupo de percussão, composto por brasileiros, guineanos e senegaleses, toca ritmos tradicionais de suas respectivas culturas e criações autorais. No show, eles utilizam instrumentos típicos do oeste africano, como dununs, djembe, sabar, ngoni e tama. Auditório. GRÁTIS. Livre. Ingressos 1h antes.

28/7. Domingo, 16h às 16h40.

 

Bate-papo

MÚSICA, CORPO E ANCESTRALIDADE NEGRA COM SALLOMA SALOMÃO E VANESSA REGO  

Roda de conversa com Salloma Salomão e Vanessa Rego sobre ancestralidade africana, música e dança. Transmitidas de geração em geração pela tradição oral, permeada de histórias, mitos e fundamentos, a música e a dança africana são expressões de identidade, resistência e celebração. Foyer do Teatro. GRÁTIS. Todas as idades.

21/7. Domingo, 15h às 16h30.

 

VEM - VENHA EXPERIMENTAR MÚSICA 

de 19 a 28 de julho 

 

Para mais informações e programação do VEM em outras unidades, acesse: 
sescsp.org.br/projetos/vem/ 

 

SESC SANTOS    

Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida      

(13) 3278-9800        

Site do Sesc SP    

Instagram. Facebook. Twitter. @sescsantos      

YouTube /sescemsantos     

     

Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento       

Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30