Para trazer inovação e eficiência e propor soluções para os desafios do setor de mobilidade, foi lançado, nesta quinta-feira (27), o primeiro Centro de Pesquisa em Mobilidade Urbana de Santos.
O Centro, fruto de convênio firmado entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a Fundação Parque Tecnológico (FPTS), tem como proposta disponibilizar dados e informações no emprego de recursos tecnológicos modernos para promover melhorias constantes e o avanço da mobilidade urbana no Município.
O espaço, que fica localizado dentro da FPTS, conta com uma equipe de colaboradores das áreas de planejamento de tráfego e de tecnologia da companhia.
A iniciativa cria a possibilidade para que a empresa pública proponha desafios na área de mobilidade para profissionais de inovação e startups da região que se convergem no Parque e, assim, sejam desenvolvidas ideias e soluções, contando com o know-how de especialistas do setor, apoio de mentores tecnológicos e acesso à rede do Parque Tecnológico.

LANÇAMENTO
O lançamento do Centro de Pesquisa em Mobilidade Urbana e assinatura do convênio entre CET-Santos e FPTS contou com a presença do prefeito Rogério Santos, representantes da tríplice hélice, demais autoridades e público em geral. O conceito da tríplice hélice representa a integração do poder público, iniciativa privada e academia (universidades) na promoção do desenvolvimento econômico e social.
Durante o evento, foi formada uma mesa de debates sobre mobilidade urbana e os desafios da atualidade. Estiveram entre os debatedores Júlio César Fassa, representando a iniciativa privada, Cláudia Maria Sodero, representando o setor acadêmico e Antonio Carlos Silva Gonçalves, diretor-presidente da CET-Santos. A mediação foi de Eduardo Bittencourt, presidente da FPTS. Os participantes discorreram sobre experiências, desafios e uso de tecnologias para soluções em mobilidade.
O prefeito Rogério Santos destacou que a parceria foi a primeira entre uma empresa pública e a FPTS. “Tudo o que pudermos fazer em torno de inovação, faremos, e este novo centro trará mais eficiência para a mobilidade da Cidade”, comentou.
De acordo com o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, dados e informações serão coletados nos departamentos da companhia e posteriormente disponibilizados ao Parque Tecnológico. “Essa interlocução com startups, universidades, empresas consolidadas e plataformas de tecnologia abrirá possibilidades para otimizarmos os trabalhos e, assim, termos uma devolutiva imediata para os anseios da população quanto às soluções baseadas nos avanços das tecnologias”, afirmou.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.