Plano 500 Anos é entregue, e traça perspectiva de futuro promissor para São Vicente

Com lema 'Valorizando a nossa história, educando para o futuro', Município oficializou lançamento de material com planejamento para desenvolvimento da Cidade


A noite desta quinta-feira (20) oficializou o início de um novo capítulo na trajetória de São Vicente: por volta das 21h, o prefeito Kayo Amado recebeu diretamente das mãos do diretor executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Romeu Neto, o book do 'Plano São Vicente 500 Anos'. A cerimônia realizada na Rocket Sea Clube (Japuí) marcou a entrega do plano cuja proposta é entregar a Cidade em um novo patamar de desenvolvimento até 2032, ano em que o Município completa seus 500 anos de vida. 
 
Reunindo poder público, autoridades empresariais e membros da sociedade civil, a noite de gala foi composta por sorrisos e emoções, em um evento que, para muitos, marcará uma virada de chave para a Primeira do Brasil. 
 
"É uma marca nossa. É com esse plano que iremos, além de pedir ajuda aos entes federativos, mostrar soluções. Evidenciar que temos um planejamento para o futuro. Uma São Vicente que olha para o hoje, mas sem deixar de vislumbrar um amanhã melhor. E isso começa agora", enfatizou o prefeito Kayo Amado em seu discurso. 
 
Com o lema 'Valorizando a nossa história, educando para o futuro', o programa envolve poder público, iniciativa privada e sociedade civil, englobando, através de olhar técnico e criterioso, soluções a serem propostas em diversos setores a longo prazo. 
 
Encabeçado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), o Plano São Vicente 500 Anos é desenvolvido em conjunto com duas instituições referência no âmbito profissional: Macroplan e Movimento Brasil Competitivo (MBC). 
 
Diretor da Macroplan, Marcelo Asquino destacou o potencial turístico da Primeira Cidade do Brasil como elemento crucial para o desenvolvimento. "São Vicente é uma cidade que mostra que não era preciso de muitos recursos para evidenciar suas potencialidades. É um local lindo, com muitas áreas para explorar. Esse é o legado que fica para as outras cidades. Uma noite para sempre". 
 
"Agradeço a oportunidade de podermos compartilhar nosso conhecimento, mas, principalmente, pela chance de podermos ouvir o povo vicentino. Hoje, temos um extrato daquilo que precisamos para os próximos oito anos. Agora é hora de buscar as transformações", declarou o diretor executivo do MBC, Romeu Neto.
 
Baseado em quatro áreas e oito macroprojetos, o programa visa alavancar as principais potencialidades de São Vicente por meio desse robusto estudo. Vale ressaltar que uma das premissas, que, inclusive, agora está assegurada em lei, é a sua manutenção para os próximos anos, independentemente da gestão à frente da Cidade.
 
O plano foi construído sem utilização de recursos da Administração Municipal, tendo sido estruturado através de estudos aprofundados, rodas de conversa e consulta pública. Em seu total, envolveu mais de 800 participantes em consulta pública e 300 servidores, além de autoridades do setor privado, lideranças do segmento acadêmico, entre outros. Todos em busca do fomento ao turismo e estratégias em prol do crescimento econômico na Cidade. 
 
"O plano nasce de uma lógica na qual a Cidade sozinha não desenvolve. Precisávamos trabalhar em conjunto para elaborar um futuro. O projeto nasceu em 2021, com buscas incansáveis de recurso. Hoje estamos aqui, em uma noite emocionante", pontuou a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa.
 
Considerada por muitos como um 'planejamento de voo', a iniciativa foi elogiada até mesmo pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que gravou um vídeo parabenizando as instituições envolvidas. 
"São Vicente prepara sua trajetória até os 500 anos desde já. Tenho certeza que a Cidade ganhará um grande presente com isso. Vamos para cima, e rumo aos 500 anos".
 
Com a contagem regressiva já estabelecida, o Município agora corre junto às instituições parceiras para a viabilização dos projetos pertencentes ao plano. 
 
Vale lembrar que São Vicente também conta com iniciativas de desenvolvimento a curto prazo, estas ligadas a melhorias na legislação para o fomento à construção civil, o desenvolvimento da Área Continental e a reestruturação do eixo centro-praia, por meio do programa 'São Vicente de Cara Nova'. Ainda sim, o Município sonha com um futuro promissor, de investimentos, turismo e alto índice de empregabilidade.
"Se você quer dar um salto na vida, precisa de um plano de voo", concluiu o prefeito.
 
Além de ser coordenado pela Prefeitura, em parceria com a Macroplan e o MBC, o Plano São Vicente 500 Anos conta com patrocínio do Grupo Mendes, TMK Engenharia, Consigaz e Ecovias.
Categoria:SÃO VICENTE