Alimentação no primeiro ano de vida, armazenamento de leite materno e treinamento ergonômico. Estes foram os temas abordados durante formação anual destinada a 213 profissionais que atuam na merenda escolar das escolas municipais de Santos, que ocorreu nesta sexta-feira (2), no Teatro Guarany. 
Sobre a importância de manter padronizados todos os procedimentos operacionais das cozinhas e a rotina dentro de escolas, a nutricionista da Secretaria de Educação, Márcia Maria Castanheira comentou. “Todo ano reforçamos esses processos e convocamos todos os cozinheiros para mantermos um bom trabalho ao longo do ano. É um trabalho constante e que exige atenção, principalmente na conservação e armazenamento de alimentos e leite materno”. 
A técnica em segurança do trabalho do Comitê de Ergonomia, que atua na Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), explicou sobre a necessidade de falar da ergonomia dentro das cozinhas, a fim de reforçar as dicas e levantar soluções que possam evitar riscos de acidentes, como movimentos ideais, utilização de equipamentos e utensílios. “É um modo de prevenção dentro das cozinhas, sempre temos conteúdos importantes para abordar e aqui conseguimos reunir experiências e também escutar outros profissionais”.

O cozinheiro da UME Andradas I, Paulo Coelho Junior, faz parte da equipe de cozinheiros da Seduc desde 2012 e já acumula experiência no treinamento. “Acredito que essas formações servem para analisarmos os anos que passaram e assim conseguirmos melhorar cada vez mais. Os nutricionistas também conseguem saber o que acontece nas cozinhas e assim podemos trocar informações”.
Já Ana Paula Garcez Bezerra, que atua na UME Maria Patrícia, participou pela primeira vez e diz que é preciso prestar atenção aos movimentos feitos durante o trabalho. “É minha primeira participação e gostei bastante, pois precisamos ficar atentos com a nossa postura para preservarmos a coluna”.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.