Enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos estarão presentes nas ações que integram o Janeiro Branco

Em alusão à campanha do Janeiro Branco, mês que tem como objetivo prevenir e sensibilizar sobre o cuidado com a saúde mental, os vicentinos serão beneficiados com diversas ações de conscientização. Durante este mês, nove Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF) vão realizar palestras sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Além de proporcionarem atividades entre os munícipes. 
 
A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV) organizou programações com profissionais de saúde especializados em diversas áreas de saúde mental, como enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. 
 
Para dar início à programação, serão realizadas nas unidades rodas de conversa com a fisioterapeuta Aline Bernardes, com atividades sobre o entendimento de sentimentos e emoções, destacando sobre o impacto positivo e negativo que esses fatores podem desenvolver no psicológico de cada um. Confira abaixo as unidades e horários:
 
ESF Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n – Jardim Rio Branco)
-  Quinta-feira (11), às 9h;
 
ESF Rio Negro (Rua E, 110 – Jardim Rio Negro)
-  Segunda-feira (15), às 9h;
 
ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70 – Samaritá)
- Quarta-feira (17), às 9h;
 
ESF Rio Branco I (Rua Antônio Riscalla Husne, 1760 – Jardim Rio Branco)
- Quinta-feira (18), às 9h; 
 
ESF Tancredo Neves (Avenida Marginal, s/n)
- Sexta-feira (19), às 9h;
 
ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n – Vila Ponte Nova)
- Terça-feira (23), às 9h;
 
A partir de 25 de janeiro, é a vez do psicólogo Natan Medeiros em conjunto com outros profissionais realizar rodas de conversa e bate-papos sobre saúde mental, nutrição e o domínio da linguagem. Confira:
 
ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n – Humaitá)
- Quinta-feira (25), às 14h30 - Roda de conversa com o psicólogo Natan Medeiros em conjunto com a fonoaudióloga Ana Paula, que irão comandar uma roda de conversa, apresentando sobre a importância do domínio de linguagem, em especial, favorecendo a comunicação e a expressão corporal e como isso pode desenvolver o cuidado à saúde psicológica, além de promover inteligência emocional;
 
ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n – Esplanada dos Barreiros)
- Sexta-feira (26), às 14h - Bate-papo com o psicólogo Natan Medeiros, que irá realizar um bate-papo na sala de espera da unidade, onde irá abordar com os pacientes o que é a saúde mental e qual a sua importância. Em seguida, irão discorrer sobre a importância do entendimento e validação de sentimentos e emoções;
 
ESF Saquaré (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
- Terça-feira (30), às 14h - Roda de conversa com o psicólogo Natan Medeiros ao lado da nutricionista Nayza Cardoso, que irão apresentar importância da alimentação na saúde do corpo e na mente, e o impacto na saúde mental e emocional do indivíduo.