O 2º Fórum de Compostagem e Agricultura Urbana de Santos, organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), terá mais uma live nesta terça-feira (14) para tratar de produção agroecológica no Município, com ênfase para as hortas urbanas. O público pode acompanhar o evento a partir das 10h pelo canal do YouTube do Composta Santos  https://www.youtube.com/watch?v=7OUmwCaXHN8
O evento tem participação de Vilma Martins, presidente da Associação Mulheres do GAU - Grupo de Agricultura Urbana (Zona Leste de São Paulo); Juliana Luiz, Gerente de Projetos do Instituto Escolhas; Lucas Ciola, membro e cofundador do Coletivo Perma Perifa.
A transmissão ao vivo está dentro da programação da segunda edição do fórum e serve de preparação para a segunda plenária que acontecerá sexta-feira (17), de 13h30 às 18h, no saguão da Unifesp (Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias).
Para participar da live, não há necessidade de inscrição. Para obter o certificado de participação, o interessado deve preencher o formulário que será divulgado durante o evento do YouTube. Já para a plenária, o cadastramento pode ser realizado através do link https://forms.gle/M2fCsoqeEcDXq2VK8.
Este é o segundo dos três eixos que serão debatidos ao longo do Fórum. O Eixo 1, que teve plenária na sexta-feira passada, tratou do tema ‘Compostagem e Gestão de Resíduos Sólidos’. A plenária foi antecedida da apresentação, por Renato Prado, das experiências do Composta & Cultiva, empreendimento socioambiental colaborativo que atua com  reciclagem de  resíduos orgânicos domiciliares e Naiara Torres dos Santos, que trouxe a experiência da Verde Mato Socioambiental, organização que trabalha com a  implementação de hortas urbanas, agroecológicas, e Pancs, através da educação ambiental e permacultura urbana.
Antes dos trabalhos em grupo, o público foi agraciado pela apresentação musical da cantora Turmalina, que interpretou a música ‘Cio da Terra’ e uma de suas canções autorais ‘Tempo’. 
A plenária teve a participação de 22 pessoas, que debateram em grupos pequenos e, em seguida, coletivamente, um conjunto de propostas que já haviam sido trabalhadas no 1º Fórum, em 2021. No final do evento, 7 propostas foram aprovadas dentro do tema proposto ‘Compostagem e Gestão de Resíduos’. 
As estruturas de gestão e fomento serão o tema do terceiro eixo, cuja transmissão ao vivo será no dia 28. A última plenária do Fórum acontece no dia 1º de dezembro e tem como objetivo construir a Política e o Programa Municipal de Compostagem e Agricultura Urbana.

RODAS DE CONVERSA
Além dos eventos presenciais e on-line, o Fórum estimula que as pessoas se mobilizem e criem rodas de conversa nas suas localidades, que podem ser conduzidas pelas instituições parceiras e demais coletivos interessados no tema, para ampliar a participação popular. As rodas de conversa podem ser inscritas pelo formulário que está em https://forms.gle/RC6zrhEy9Aq3aM8cA.

FÓRUM
Realizado pela Semam, por intermédio do Composta Santos, Aquário Municipal e Seção de Mudanças Climáticas, o 2º Fórum de Compostagem e Agricultura Urbana de Santos foi aberto na última terça-feira (31), com o objetivo de debater o futuro sustentável de Santos. O evento tem como parceiros a Unifesp, o coletivo ‘Composta & Cultiva’ e colaboradores do Grupo de Apoio para Construção da Política de Compostagem e Agricultura Urbana de Santos.

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis.