A mudança no mundo com a pandemia do Covid 19 foi muito grande . Tempos difíceis com grande impacto na vida de todos e mudando totalmente a nossa rotina  . Os nossos pets também foram afetados direta ou indiretamente. Em Março de 2020 , a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o Covid 19 como pandemia . Muitos amigos e pessoas próximas se foram pela doença que ainda não temos total domínio de suas formas de ação e sub tipos de vírus. Tivemos várias informações desencontradas sobre a doença , suas formas de contágio e ação etc. No começo existia a  possibilidade de nossos animais de estimação ficarem doentes com esta virose. Foi uma corrida aos médicos veterinários para saber se as vacinas V10, antirábica , Giárdia e Tosse dos Canis protegiam contra esta terrível doença e  gatos com  a V4 e contra Raiva.

A vacina V10 nos cães protege contra o Coronavirus   e os gatos podem se contaminas com um coronavírus felino (FCoV).Estes coronavírus são da família do SARS –Cov2 , Família Coronavidae , mas são de outro gênero Alphacoronavirus  sendo específicos para cães e gatos. O CCoV só contamina cães causando diarréia e vômitos e o FCoV causa peritonite infecciosa felina (PIF) em gatos.São da mesma família mais nenhum destes vírus tem relação com o SARS- CoV2 que causa a Covid 19.

Existem vários relatos de cães , gatos e outros animais que testaram positivo para Covic 19  ao redor do mundo .Não há relatos de sintomas na maioria e apenas em alguns sintomas respiratórios leves sem maiores problemas . Os animais relatados tiveram contato com proprietários com Covid 19 e não transmitiram a doença para outros seres humanos .

Não devemos nos preocupar em relação ao terrível Covid 19 nos animais de estimação . Devemos sim tomar precauções para protegê-los  pois podem ficar com o vírus no pelo e contaminarem outras seres humanos. Funcionando como se fosse um copo e ou uma toalha contaminada.Se tiver pessoas contaminadas na casa os pets devem ser afastados ou ficarem apenas  com elas fazendo companhia sem contato com outros semelhantes. Os cães e gatos foram muito importantes nesta pandemia e mais uma vez deram lições aos seres humanos .

 

Os passeios podem continuar normalmente sempre respeitando os horários mais amenos e lembrando que as patinhas sofrem no asfalto quente. A  maior parte das transmissões são por aerossóis (via respiratória ) mais devemos higienizar os pets após os passeios .

 

 

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário UNISANTA