A Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal da Prefeitura de Guarujá, comemora a realização de 2.657 castrações no primeiro semestre de 2019. O resultado significa um aumento de 1300%, em comparação ao ano de 2017.

A otimização do serviço vem crescendo desde 2018, quando a diretoria assumiu a administração do Canil Municipal São Lázaro. Durante todo o ano de 2018, cerca de 2.680 animais foram castrados, contra 400 castrações realizadas em 2017.

A esterilização de animais é recomendada para assegurar qualidade de vida  aos bichos, prevenindo por exemplo, doenças infecciosas e hereditárias. A medida também é importante para o controle populacional de cães e gatos no Município.

Carlos Eduardo Vargas, diretor de Proteção e Bem Estar Animal, comentou que as ações para o controle populacional são consideradas prioritárias entre os serviços prestados pelo setor, pois atingem diretamente na redução do abandono de cães e gatos.

Agendamento

Semanalmente, são realizados mutirões de castração na unidade do Canil Municipal São Lázaro (Rua. Maria Lídia Rêgo Lima, 301 - Jd. Conceiçãozinha). Os interessados devem se inscrever pessoalmente no local, tendo em mãos o documento oficial com foto, comprovante de residência e a carteira de vacinação anual do animal. O horário é das 8 às 12 h e das 14 às 17 horas.

esterilização só poderá ser realizada em cachorros e felinos saudáveis, que tenham entre seis meses e seis anos de idade e que não estejam no cio ou período gestacional. No ato de inscrição, o responsável pelo animal receberá orientações de cuidados pré-operatórios que proporcionem mais conforto para os bichos.