A solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (12), no Bloco Cultural da Prefeitura, em que jovens cubatenses dispensados do serviço militar prestaram juramento à Bandeira, teve um assistente especial: Arthur. Ele não era um dos reservistas, nem autoridade, afinal, tem apenas dois meses de idade. Arthur é filho de Mikaias de Souza, um dos 210 reservistas, da classe de 2001, que receberam seu diploma de dispensa de incorporação.

Mikaias, de 18 anos, disse que aquele era um momento importante de sua vida e, por isso, fez questão que o filho e a esposa Andressa Sales estivessem presentes. "Agora, é fazer tudo certinho e lutar por um bom futuro para minha família, principalmente meu filho ", disse Mikaias, piauiense, morador do bairro Pilões.

O prefeito Ademário Oliveira, chefe da 4ª Circunscrição de Serviço Militar, saudou os reservistas. "Quero parabenizá-los e elogiar o comportamento exemplar que estão tendo neste ato, que é um instante especial em suas vidas. Daqui para frente, vocês encararão novos desafios, mas não percam a esperança".

Ademário contou fatos de sua história pessoal para ressaltar a importância dos estudos no enfrentamento dos desafios: "Vindo da Bahia, cheguei a Cubatão com 10 anos de idade, membro de uma família pobre, que foi morar na Vila Natal, na época um pequeno núcleo de casas. Fui patrulheiro-mirim, trabalhei em indústria, mas nunca deixei os estudos de lado. Formei-me advogado, fui vereador e hoje sou prefeito. Digo isso para mostrar que vocês podem conquistar tudo isso e muito mais, desde que busquem o conhecimento. O conhecimento obtido agora definirá a vida que vocês terão no futuro".

A solenidade foi aberta às 9 horas por José Carlos dos Santos, secretário da Junta de Serviço Militar de Cubatão. Houve a recepção à Bandeira Nacional, conduzida por Wander Leite Nunes, assessor da Junta, seguida da execução dos hinos Nacional e de Cubatão.

A seguir, os reservistas prestaram o juramento à Bandeira: "Prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergências e, na esfera de minhas atribuições, dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida".

Posteriormente, foram entregues, pelo prefeito Ademário Oliveira e pelo secretário municipal de Comunicação Social, Fabiano Caldeira, os certificados a um grupo de jovens, representando os demais, que receberam seus documentos após a solenidade.