Futuros médicos têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real

Em parceria firmada entre a Prefeitura de Cubatão, via Secretaria Municipal de Saúde, Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e Universidade São Judas viabilizou a residência médica de estudantes de medicina no Hospital Municipal de Cubatão (HMC). A ação já teve início na cidade. Ao todo, são 36 alunos, do quinto ou sexto ano do curso, divididos em diferentes turmas e que se revezam nos acompanhamentos, com durações de dois meses para cada especialidade médica atendida.


Os futuros médicos têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real no HMC, unidade que atua nas áreas de internação materno-infantil e adulto; unidade de terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto; cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico.


A secretária de Saúde Andréa Pinheiro destaca o caráter social da iniciativa e a importância para a cidade. “Com mais essa atividade, ampliamos a atenção à população, mas sobretudo garantimos que os futuros médicos e médicas formados em Cubatão conheçam a realidade da cidade, criando laços com as pessoas e se familiarizando com os equipamentos públicos”.


O diretor técnico do HMC afirma que o internato de medicina é um período de suma importância para a formação profissional dos futuros médicos. “Todos os procedimentos observados por eles são demonstrados por outros médicos experientes, responsáveis também por instruir e avaliar a participação de cada um. A iniciativa confere conhecimento prático aos alunos, que podem adquirir e desenvolver habilidades. As experiências obtidas nesta fase podem ser o diferencial na carreira profissional. Além disso, os estudantes exercitam habilidades éticas e de comunicação, bem como entendem como é a rotina e quais são as demandas do ambiente hospitalar”, resume Newton Tomio Miyashita.

O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.