Tanay Gonçalves, da Plataforma Professor Ferretto, comenta mudanças na avaliação

 

Crédito: Canva

 

São Paulo, janeiro de 2024 - Nesta terça (16), foram divulgadas as notas oficiais do Enem 2023, e a redação foi um ponto que surpreendeu positivamente os candidatos, pois, houve, no total, 60 resultados nota mil na redação, que é um ponto forte para a média final do vestibular, contra apenas 18 na edição anterior da prova.

Segundo a professora de redação Tanay Gonçalves, da Plataforma Professor Ferretto - canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares -, a banca que produz a prova mudou junto com o treinamento, mas as exigências de correções continuaram iguais. “O tema não era uma frase fácil, porém era interessante para se escrever sobre, quando o aluno entendia bem a frase enredo, já que existiam diversos repertórios que poderiam ser trazidos à tona para embasar a discussão. Mas a frase de comando era longa e tinha muitos elementos, o que fez com que muitos alunos se perdessem e não entendessem o foco do eixo central do tema”, opina Tanay.

O tema do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, e foi bem debatido entre os estudantes nas redes sociais.  Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com maior número de redações nota mil,  seguidos por Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

“Agora é preciso esperar o Inep divulgar os espelhos da redação, para entender o que foi exigido, para assim conseguirmos ter uma análise mais aprofundada, já que os critérios de correção não mudaram. De qualquer forma, foi um aumento expressivo e, sem dúvida, é positivo”, finaliza a docente.

Sobre a Plataforma Professor Ferretto - A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 13 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.