Pavimentação, contra alagamento, novas moradias... ou novos espaços de saúde, segurança, educação e bem estar? Todas elas! Em Bertioga as obras e investimentos em infraestrutura urbana estiveram entre as prioridades ao longo do ano de 2023, o que colocou a cidade entre as principais a investir nesse segmento em todo o litoral de São Paulo.

 

Foram dezenas obras iniciadas e outras dezenas concluídas com um montante de cerca de R$ 340 milhões investidos no Centro e em diferentes bairros em ações que mudam a vida das pessoas e valorizam os imóveis. As inaugurações mais recentes foram o Centro de Infectologia Bertioguense, o espaço Viva Bem Centro e a nova sede da Secretaria de Serviços Urbanos, todas na região central da cidade.

 

Ainda nas área da Saúde e Desenvolvimento Social foram iniciadas em dezembro as obras do futuro Centro de Reabilitação Física e Motora, no Vista Linda, que acontecem em simultâneo com as reformas das Unidades Básicas de Saúde Central (Maitinga), Vicente de Carvalho II, Mirosan (Chácaras) e Indaiá, e ampliação do Hospital Bertioga no Centro. A Unidade Bertioguense de Especialidades Médicas - Unibem, inaugurada em janeiro passado, no Rio da Praia, somente nesse primeiro ano realizou média de 5.800 atendimentos por mês.



 

Investimento descentralizado

 

O Rio da Praia e o Jardim Veleiros foram bairros totalmente urbanizados ao longo de 2023 com pavimentação e obras contra alagamento, o que está em curso também no Jardim Ana Paula, Jardim das Canções, Maitinga e Mague Seco. No Jardim Raphael mais de mil moradias foram entregues por meio de parceria com o programa Minha Casa Minha Vida do governo federal e uma nova orla de praia está em execução, inclusive com implantação de uma Vila do Bem no bairro.

 

Já no Centro a reurbanização da Av. Tomé de Souza (a da orla da Praia da Enseada) e a expansão da ciclovia da Av. Anchieta ligando à Av. Vicente de Carvalho (do Canal de Bertioga) permitem mais conforto para motoristas, ciclistas e pedestres.



 

Mais Habitação

A prefeitura também esteve atuante com o Regulariza Bertioga - maior programa de regularização fundiária da história da cidade. A iniciativa, implantada em 2017, permitiu a regularização de milhares de imóveis em diferentes bairros ao longo de 2023.