Unoeste, Abree, Prefeitura de Guarujá e outros parceiros prestaram serviços de educação ambiental e saúde

A arrecadação do e-lixo durante do EcoSaúde em Guarujá (Foto: Homéro Ferreira)

Com a expertise de 15 mutirões de lixo eletrônico (e-lixo) em Presidente Prudente e a parceria da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), a Unoeste promoveu no último sábado (11) o 1º Mutirão EcoSaúde em seu campus do Guarujá, somando forças com a Prefeitura por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde, além de outros parceiros. Em modelo adaptado à realidade da cidade litorânea, teve no dia a inclusão de serviços de saúde e a educação ambiental ocorreu antes e durante o evento que arrecadou cerca de 1t de e-lixo, promovendo conscientização do descarte correto para evitar impactos ambientais e problemas à saúde humana e animal.

O e-lixo decorre de equipamentos inservíveis e que possuem substâncias tóxicas, tais como chumbo, mercúrio, cádmio e outros produtos químicos nocivos que contaminam o solo, a água e o ar afetando a saúde. Substâncias causadoras de problemas respiratórios, dermatológicos, neurológicos e até câncer, dentre outros. Consta do mais recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU, 2019) que o mundo produz 2 milhões de e-lixo/ano. Apenas 3% são reciclados. O Brasil é o 5º país na produção desse tipo de lixo. Guarujá faz parte dessa realidade com os seus 287,6 mil habitantes (IBGE, 2022) – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O EcoSaúde nasceu com a proposta de contribuir para ajudar a mudar essa realidade local.

A iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) em realizar o mutirão surgiu em conversa com a Abree quando da recente edição do evento prudentino, em junho deste ano. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi apresentou a proposta ao campus de Guarujá, cujos gestores e professores da extensão e pesquisa abraçaram imediatamente e incluíram a sugestão da inclusão da prestação dos serviços de cuidados e prevenção à saúde. Vários atores foram sendo envolvidos da organização e realização, em especial os estudantes universitários. Mais de uma centena de pessoas esteve envolvida na ação comunitária que teve desfecho no campus da Unoeste, na Enseada, de manhã até o final da tarde.

Iniciativa bem recebida

Além da Saúde e Meio Ambiente, também esteve envolvida a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a unidade móvel com cozinha do projeto Sabor e Renda que oferta aulas gratuitas de culinária. Outros parceiros foram a City Transporte Urbano, com a oferta de linhas especiais de transporte gratuito em pontos estratégicos; Instituto Salus Saúde Bucal, 73ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Guarujá) e  Instituto Navalha City, com cortes de cabelo e barba. Dentre os serviços prestados constaram teste de glicemia (diabetes); aferição da pressão arterial; vacinação da Covid-19 e Influenza; testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana; e distribuição de mudas de árvores, pipoca e algodão doce.

Em entrevista para a TV Thati/Band, ao repórter Fábio Garcez, o Dr. Adilson enalteceu e agradeceu à equipe da Unoeste e aos parceiros, e falou sobre a importância do EcoSaúde em sua primeira edição. O secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves, destacou a iniciativa da Unoeste em contribuir com a cidade de Guarujá, beneficiando a sua população e ajudando a administração pública. Para a relações institucionais da Abree, Tamara Figueiredo, a arrecadação de cerca de 1t de e-lixo é bem significativa para um evento que está começando.  O professor Roberto Ruiz, que dá aulas de logísticas reversa e verde na Faculdade de Tecnologia (Fatec), foi o primeiro a descartar inservíveis no posto de arrecadação do mutirão e elogiou a iniciativa.

Recepção calorosa

O servidor público lotado na Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) Roberto Américo dos Santos, que cuida de banheiros das praias, foi levar a sua contribuição e aproveitou os serviços de saúde. Para ele, a Unoeste teve uma iniciativa muito boa. Em meio aos estudantes do curso de Medicina esteve Rita de Cássia Silvia Brito que faz Pedagogia a Distância e que ajudou nas atividades da oficina de Artes e Reciclagem, ministrada pelo professor e artista plástico Josué Pantaleão, responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, mantido junto à Proext. “É muito boa essa oportunidade de ter contato com as crianças. A gente começa a sentir a prática. Me sinto como se estivesse estagiando”, disse Rita.

Na mesma atividade, a estudante Beatriz Siebert exercitou a humanização: sentou no chão de uma das salas de aula do campus com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal Mário Cerqueira Leite Filho, da praia do Perequê. As crianças se sentiram tão a vontade que Lorena Vitória, em determinado momento, encostou a sua cabeça na de Beatriz, como se fosse a irmã mais nova amparada pela mais velha. A escola levou 23 alunos para a oficina. Os alunos foram acompanhados pela diretora Ivna Diogo, vice Michelli Martina, orientadora pedagógica Sandra Lima e inspetor de alunos Fábio de Oliveira Silveira. Pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) estiveram as coordenadoras Ana Lúcia Otoni Faria e Rita de Cássia Esteves Oliveira.

Premiação às escolas

Os alunos do ensino fundamental fizeram pintura em madeira que serviu de base para aplicar componentes eletrônicos como objeto de arte. O professor Josué esteve em quatro escolas municipais anteriormente, nas quais foram instalados pontos de recebimento de e-lixo, ao final pesado e coletado, por parceira da Abree, pela Cooperativa Mundo Novo, presidida por Elizeu Lorentino da Silva. O maior volume de arrecadação foi da Escola Sérgio Pereira Rodrigues, com mais de 340 kg e que recebeu troféu e quadro em arte/reciclagem. Ganhou também uma assistente virtual Alexa. Premiação entregue pelo professor e coordenador Haroldo Alessi, da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). 

Aferição de pressão em tenda instalada no Ginásio de Esportes da Unoeste (Foto: Homéro Ferreira)

Os prêmios do 1º lugar foram recebidos pela diretora Inca Farias e as orientadoras pedagógicas Neide Santos e Cinthia Lorenço. O 2º lugar coube à Escola Mário Cerqueira, representada pela diretora Ivna Diogo, com o prêmio entregue pelo Dr. Adilson. O 3º lugar coube à Escola Vereador Ary da Silva Souza e o prêmio entregue à diretora Tania Maria de Andrade Mesquita pelo coordenador do curso de Medicina, Dr. Ronald Sérgio Pallota Filho. O 4º lugar ficou com a Escola Herbert Henry Dow, com o professor Haroldo Alessi entregando o prêmio para a diretora Camila Maria do Amaral Rocha. Também foi premiada com quadro a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o Dr. Adilson fazendo a entrega à gerente Shirley Costa.

Sorteio de bicicletas

Ao final do mutirão do e-lixo foram sorteadas oito bicicletas e os ganhadores foram: Maria das Graças Alves de Lima Silva, Valeska Souza de Andrade, Maria Donarias, José Davi Silva, Tiago Ventura Silva, Thiago da Fonseca Silva, José Santiago Almeida e Ana Paula Gomes. A entrega está sendo agendada. Os sorteios, conduzidos publicamente pelo Dr. Adilson, foram acompanhados por parceiros e equipe da organização e realização representada pela coordenadora administrativa do campus da Unoeste em Guarujá, Rosineide Maria de Oliveira e as professoras responsáveis pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão, Dra. Marceli Rocha Leite e Dra. Fernanda Machado Rodrigues.

Durante o mutirão foi feito levantamento de dados, através da disciplina de Saúde Coletiva, com preenchimento de questionário eletrônico via telefone celular, para saber o nível de conhecimento da população sobre descarte de lixo eletrônico. O EcoSaúde recebeu a ilustre presença do multiprofissional da área esportiva José Medalha, professor de Educação Física com mestrado e doutorado em administração esportiva  nos Estados Unidos; livre docente pela Universidade de São Paulo (USP), técnico da Seleção Masculina de Basquete nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona e membro da comissão técnica no título dos Jogos Pan-americano de 1987, em Indianópolis, conquistado em cima dos Estados Unidos; entre outros feitos.