Da Redação

A Diretoria de Trânsito de Guarujá (Ditran) tem realizado fiscalizações e remoções de veículos abandonados nas vias públicas da Cidade, mantendo constantemente equipes nas ruas. Nos últimos três meses, foram atendidas cerca de 40 solicitações e apreendidos 25 veículos abandonados.

 

A multa para o proprietário é calculada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou Código de Posturas do Município, que variam de acordo com a infração na qual o veículo se enquadra no ato da apreensão.

 

Os veículos apreendidos são encaminhados ao Pátio de Apreensões da Ditran, localizado na Avenida Santos Dumont - 70, permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão.

 

Além de ocuparem indevidamente o espaço público, o descarte se torna um sério problema de saúde pública e de segurança, visto que a carcaça permite o acúmulo de sujeira e água, e também pode virar um esconderijo para delinquentes.

 

“Tem sido um desafio cada vez mais preocupante para o Município, e a Ditran não tem medido esforços para retirar esses veículos, que comprometem a segurança da população, realizando um planejamento prévio para as notificações, que abrange toda a Cidade”, ressalta o diretor da Ditran, Alexandre Cabanas.

 

Os veículos abandonados nas vias públicas do Município serão retirados de acordo com os termos do Decreto 4034/2013

I - Estacionado no local por mais de 30 dias ininterruptos;

II - Sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória;

III - Em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis, aí incluindo pelo menos dois pneus arriados;

IV - Em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.