Nesta sexta-feira (26), às 20 horas, Cubatão recebe o espetáculo ‘Minhas queridas’, em apresentação única e entrada gratuita, no Teatro do Kaos (Praça Joaquim Montenegro, 34 – Largo do Sapo).

A peça é um recorte das cartas que a escritora Clarice Lispector (1920-1977) escreveu às irmãs, Tania e Elisa, durante 15 anos em que viveu fora do Brasil, quando foi casada com o diplomata Maury Gurgel Valente.

Durante esse tempo, escreveu sempre às irmãs, Elisa e Tânia, por quem nutria um amor incondicional. São correspondências íntimas que revelam o percurso interior dessa experiência. Com Marilene Grama e Simone Evaristo no elenco. Direção e dramaturgia de Stella Tobar (80 min; Drama). Classificação indicativa: 14 anos.

‘Minhas queridas’ é realizado pela Diversão & Arte Produções e Cooperativa Paulista de Teatro, por meio do Edital Proac Montagens Inéditas/ 2018, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Prevê além da produção, apresentações por dez cidades do interior do estado, dando início às comemorações do centenário de nascimento da escritora em 2020. Cubatão foi uma das cidades escolhidas para receber o espetáculo.

Encenação – Duas atrizes, duas mulheres, duas Clarices. As atrizes ora são narradoras, ora são personas, num jogo ora de espelhamento ora de dualidade e oposição, facetas de uma mesma mulher, Clarice.

Elas se autodirigem e pretendem montar um espetáculo a partir de depoimentos (cartas reais), mas que se friccionam com a realidade de cada uma. As personagens encontram-se em trânsito, num local de passagem onde a regra é não criar raízes. O cenário propositalmente em construção, visto ser um ensaio para a peça, pode remeter a uma estação de trem, um saguão ou quarto de hotel e a um não lugar. Os objetos de cena, malas e caixas que contém outros objetos carregam memórias de uma vida.

O cenário também será plataforma para projeções, que junto com a trilha sonora são mais uma camada de significação da cena e da experiência teatral.