A Prefeitura iniciou, nesta semana, ciclo para capacitar professores da área esportiva a atender alunos com deficiência.
A Seção de Esportes Adaptados (Sespad), da Secretaria de Esportes (Semes), realizou atividade visando atendimento de autistas, nesta segunda-feira, no Centro Esportivo da Zona Noroeste (Cerzno). O responsável foi o professor de Educação Física da Secretaria de Educação (Seduc) Waldomiro Correa Jr, formado em Pedagogia e pós graduado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Atividade Física Adaptada.
“Acredito na união da pesquisa científica com a sensibilização, entendo que andam de mãos dadas. Hoje vim lançar algumas sementes inclusivas, falar do nosso dia a dia, orientar a forma correta de incluir e sensibilizar. É fundamental enxergar as potencialidades desses alunos e o quanto a atividade física pode contribuir para que possam ser inseridos na sociedade”.
Participaram 35 professores de 12 modalidades, que trabalham nos centros esportivos e outros locais onde Semes desenvolve atividades. O professor de musculação Roberto Espírito Santo Henrique, gostou da capacitação. “Muito importante que aconteçam com frequência atualizações, aprimoramento e qualificações como essa. Somos o elo para a inclusão de forma efetiva”.
No segundo semestre, serão realizadas novas capacitações para diferentes deficiências, assim como educação paralímpica, em parceira com o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Atualmente, já existem cerca de 100 pessoas incluídas nas atividades oferecidas pela Semes nos centros esportivos e recreativos da Zona Noroeste, M. Nascimento e do Rebouças. Já a Sespad atende cerca 400.
SANTOS
03/07/2019 19H07