Mais dez idosos passam a integrar a equipe do Programa Vovô Sabe Tudo, da Prefeitura de Santos, a partir desta quarta-feira (5) e transmitirão seus conhecimentos e habilidades em equipamentos públicos como contadores de histórias, guias em equipamentos turísticos, centros de convivência e outras ocupações.

 

Eles participaram de um processo seletivo composto por entrevista e avaliação prática da habilidade informada no ato da inscrição. Mas antes de seguirem para a prática, passam por treinamento.

 

Com a chegada dos novos aprovados, o Vovô Sabe Tudo passa a ter 25 integrantes, que vão compartilhar seus conhecimentos em unidades das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Turismo.

 

Uma das novas vovós é a professora aposentada Clara Sznifer, que atuará com contação de histórias. Frequentadora de casas de repouso e dos Centros de Convivência, sugeriu acolher os idosos que frequentam os equipamentos da Prefeitura.

 

“A ideia é incentivá-los à contação da sua vida, leitura de histórias, ativar lembranças de sua vida. Os idosos são muito carentes e gosto bastante de trabalhar com eles”, afirma Clara.

 

Para Rosane Sales, operadora social da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa Vovô Sabe Tudo propicia aos participantes a “renovação da experiência de vida”. “Eles têm contato com pessoas e coisas novas, sentem-se valorizados por aquilo que sabem fazer, além de conhecerem melhor a cidade em que vivem”, destaca.

 

Vovô Sabe Tudo

O programa existe há 21 anos e por ele já passaram mais de 200 idosos. Para participar dos processos seletivos é necessário ser morador de Santos, ter mais de 60 anos de idade e renda mensal de até 5 salários mínimos. Para integrar a equipe, os vovôs firmam termo de compromisso com a Prefeitura, com duração de 18 meses, por meio do qual recebem benefício mensal no valor de R$ 998,00.

Fotos: Francisco Arrais