A manhã desta terça-feira (4) foi diferente para os alunos da escola municipal José da Costa e Silva Sobrinho, no Piratininga. Eles receberam a visita de atletas profissionais de tênis de mesa para um bate-papo e uma vivência no esporte.

 

A atividade faz parte do projeto Campeão na Escola, parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e Fundação Pró-Esporte/Secretaria de Esportes (Semes).

 

Os estudantes puderam conhecer a atleta olímpica Lígia Silva, o vice-campeão paralímpico Israel Stroh, além dos jogadores Maíza Mota e Richard Amici Pinheiro. A iniciativa tem o objetivo de aliar esporte e educação como ferramentas de inclusão social, descobrir talentos, incentivar a prática de atividade física e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de concentração e motoras.

 

“Este é um projeto muito importante, pois nos oferece a oportunidade de passar nossos conhecimentos. Fico muito honrada em participar”, destacou a atleta Lígia Silva. Israel Stroh revelou que começou sua carreira brincando na escola, assim como os alunos. “Fico feliz de poder servir de incentivo e inspiração para eles”.

 

O esportista Richard Amici Pinheiro contou que foi aluno das redes municipal e estadual em Santos. “Comecei jogando com a Lígia no Dale Coutinho. Nesta época, estudava na escola Maria de Lourdes Borges Bernal, depois fui para a unidade estadual Fernando de Azevedo. Por fim, ganhei uma bolsa em uma escola particular“.

 

Para o professor da unidade Luis Carlos Sá, os atletas são referências para os estudantes. “Esta ação motiva ainda mais a prática da modalidade na escola“.

 

O aluno Hialison Santos Gomes, 12, curtiu a atividade. “Incrível! Muito importante para aprendermos mais“. Grazielly Freitas de Oliveira, 13, também aprovou. “Vai incentivar vários alunos a praticarem este esporte".