Medicina promove ações de acuidade visual e antitabagismo

Acadêmicos atenderam alunos em escola municipal do Jardim Conceiçãozinha e orientaram a população no Centro Turístico de Guarujá

Foto: Cedida

Acadêmicos propuseram à população a troca do maço de cigarros por uma maçã nesta sexta(31)

 

Acadêmicos do curso de Medicina da Unoeste em Guarujá participaram nessa quinta-feira (30) de uma atividade de avaliação da acuidade visual na Escola Municipal Professora Regina Teixeira dos Santos Claro, no Jardim Conceiçãozinha do município. Foram realizados 288 exames com os alunos do local e a ação fez parte do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com o coordenador do Papp, Everton Lopes Rodrigues, os acadêmicos de Medicina tiveram a oportunidade de realizar os exames nos estudantes, além de orientar os professores da escola na detecção de alguns sinais e sintomas que eles possam apresentar. “Com o diagnóstico precoce de deficiência visual, o desempenho escolar dessa criança pode ser cada vez melhor”, salienta.

O professor explica ainda que o teste de Snellen, ou Escala Optométrica de Snellen, que é a avaliação da acuidade visual, tem o objetivo de identificar essa deficiência visual durante a vida escolar desses estudantes e que através do exame físico simplificado de saúde, é possível orientar as crianças, os pais e/ou responsáveis quanto às medidas preventivas para melhoria do desenvolvimento intelectual e social do escolar.

“A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos de doenças. A articulação entre escola, universidade e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos futuros médicos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, fala.

Ação contra o tabagismo – Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31), os acadêmicos do 1º termo de Medicina realizaram uma atividade de conscientização à população sobre os benefícios a saúde ao parar de fumar. A ação aconteceu no Centro Turístico de Guarujá. Os estudantes entregaram panfletos informativos e fizeram propostas às pessoas para trocarem o maço de cigarros por uma maçã.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Marceli Rocha Leite, muitos fumantes abordados aderiram à campanha e trocaram o maço de cigarros pela fruta. “Nosso objetivo foi conscientizar a população sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição passiva ao fumo exercem sobre a saúde geral. O consumo do tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), por exemplo, e diversos cânceres como o de pulmão, boca, garganta, esôfago, entre outros. Tratamos essa abordagem com a população, que foi muito receptiva e possibilitou ainda aos nossos acadêmicos essa aproximação com ações sociais”, explica.