“Realizamos operações de ponta a ponta da Cidade. Nosso objetivo é abordar suspeitos e estar de prontidão para cada movimento”, diz o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Carlos da Silva, sobre as ações realizadas pelos profissionais da GCM que buscam proporcionar à população constante sensação de segurança, segmento prioritário para o Governo Municipal desde o início da gestão.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Câmeras de segurança, iluminação pública, novas viaturas e armamento são contínuos investimentos da Prefeitura para garantir a segurança da população, que segue constante crescimento demográfico. “Estes investimentos são gradativos, pois a Cidade vem crescendo cada vez mais e, com isso, exigindo mais equipamentos”, explica o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), o policial João Carlos Tobias.

Para ele, Itanhaém é uma cidade tranquila, por isso escolheu o Município como lar para sua família. “Trabalho com segurança e não escolheria um local vulnerável para quem eu amo. Nossos maiores problemas acontecem em épocas de temporada, mas trabalhamos efetivamente para evitar possíveis inconvenientes”, destaca Tobias.

Em alta temporada, onde a população flutuante triplica, a Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal intensifica parcerias com demais órgão policiais, reforçando o efetivo da guarda e investindo em novas e diversas ações preventivas, que buscam trazer sensação de tranquilidade ao local.

GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza patrulhamento preventivo, colabora de forma integrada com os órgãos de segurança pública, auxilia na segurança de eventos, interage com a sociedade civil para a discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança da comunidade e possui diversas operações que garantem a segurança do munícipe, como a operação “Desembarque Seguro”. Com objetivo de evitar possíveis ocorrências que são propensas no período, a ação consiste na permanência de viaturas estacionadas em locais estratégicos e de grande fluxo de universitários que retornam à Cidade no período noturno.