Principal diferencial é o método PBL, metodologia ativa de ensino que incentiva a participação do aluno na construção do conhecimento

 

 

A Unaerp iniciou um importante desafio neste semestre: a instalação da primeira turma de Medicina no Campus Guarujá. O curso, que visa a formação de médico generalista, coloca a tradição e excelência da Universidade na formação médica e agregará qualidade ao atendimento de saúde à população da região. E um dos principais diferenciais está na metodologia do curso.

 

A Medicina da Unaerp Guarujá utiliza o método PBL (Problem Based Learning), que trabalha com a participação ativa do aluno em sistema de tutorias para construção do conhecimento. O coordenador da Medicina no Campus Guarujá, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, explica que “o método visa a inserção do aluno, desde o começo do curso, em problemas médicos e no relacionamento com os pacientes; procura inseri-los em cenários o mais próximo possível da realidade, para que possam desenvolver suas habilidades e fazê-los aprender a aprender”.

 

Nas atividades de tutoria, a participação ativa do aluno é incentivada para construção do conhecimento

 

Estudo intensivo - Para os alunos, vindos da Baixada Santista e de outras regiões do País, o sonho de fazer Medicina vem acompanhado de novos desafios, como viver longe da família e cumprir rotina pesada de estudos. Mas eles já se adaptaram à nova realidade, como Waldemar Ponciano dos Passos Neto, 24 anos, que veio de Goiânia para estudar em Guarujá. “Este é um método diferente de tudo que vi até agora, muito mais dinâmico e interativo, o estudo é um gatilho para as outras matérias”, disse. Para Geovana de Souza Mota, 18, “a proposta (do PBL) também nos prepara para a argumentação no meio profissional, para a comunicação com pacientes e demais profissionais.”

 

Para Pedro Henrique Oliveira Nobre, ex-aluno da Unaerp Guarujá formado em Fisioterapia, tudo está sendo novo. “Minha vida mudou depois da Medicina. Gosto de estudar, e o método nos obriga a estudar, serve de incentivo pra nós.” O curso também possibilita a realização do sonho da formação médica a estudantes de Guarujá por meio de bolsas de estudos pela lei municipal, como o caso de Carlos Henrique da Silva Martins, um dos contemplados com este benefício. “Sempre tive o sonho de fazer Medicina. É o que eu amo e quero fazer, servir as pessoas e exercer essa profissão tão nobre”.

 

Além da excelência na formação, a instalação da Medicina representa importante passo na atuação da Unaerp em prol da população. “É um ciclo novo de desenvolvimento educacional, econômico e social para a cidade e a Baixada Santista”, ressalta a pró-reitora da Unaerp, Priscilla Bonini Ribeiro. Em quase duas décadas, a Unaerp já promoveu mais de 260 mil atendimentos voltados à comunidade em Guarujá, além da oferta de bolsas de estudos e projetos que beneficiam a população local, e agora irá ampliar essa atuação através da Medicina.

 

Os alunos são inseridos no sistema público de saúde (SUS), o que lhes dá visão real do exercício profissional, sendo que aproximadamente 60% da carga horária é voltada à Atenção Básica em Saúde. Isso permitirá a presença desses estudantes em unidades de saúde da região. “Queremos incutir neles a formação de médicos generalistas com a sensibilidade do cuidado com a família”, afirma Marques. E o curso em Guarujá tem o respaldo e a tradição da Medicina da Unaerp Ribeirão Preto, que obteve recentemente nota máxima na avaliação do MEC.

 

Novas vagas – O curso de Medicina será um dos cursos oferecidos no Campus Guarujá no Processo Seletivo Unaerp 2019 Segundo Semestre. As provas acontecerão no dia 25 de maio e as inscrições já estão abertas.  Mais detalhes  e inscrições no sitewww.unaerp.br/vestibular.

 

Para Geovana de Souza Mota, o PBL prepara para a argumentação no meio profissional

 

O goiano Waldemar Ponciano dos Passos Neto destaca que o método é muito mais dinâmico e interativo

 

Pedro Henrique Nobre afirma que a metodologia incentiva o estudo na formação médica

 

O coordenador Prof. Dr. Geraldo Magela Marques explica que o PBL insere os alunos em cenários próximos à realidade