MUNDO
14/04/2025 11H23

WASHINGTON, 13 de abril (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo que anunciará a tarifa sobre semicondutores importados na próxima semana, acrescentando que haverá flexibilidade com algumas empresas do setor.
A promessa do presidente significa que a exclusão de smartphones e computadores de suas tarifas recíprocas à China provavelmente durará pouco, já que Trump busca redefinir o comércio no setor de semicondutores.
O boletim informativo Reuters Tariff Watch é o seu guia diário com as últimas notícias sobre comércio global e tarifas. Assine aqui.
Anúncio · Role para continuar
"Queríamos descomplicar isso de muitas outras empresas, porque queremos fabricar nossos chips, semicondutores e outras coisas em nosso país", disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One enquanto viajava de volta para Washington de sua propriedade em West Palm Beach.
Trump se recusou a dizer se alguns produtos, como smartphones, ainda poderiam ser isentos, mas acrescentou: "É preciso mostrar uma certa flexibilidade. Ninguém deveria ser tão rígido."
Mais cedo, Trump anunciou uma investigação comercial de segurança nacional no setor de semicondutores.
"Estamos analisando os semicondutores e TODA A CADEIA DE SUPRIMENTOS DE ELETRÔNICOS nas próximas investigações sobre tarifas de segurança nacional", ele postou nas redes sociais.
Anúncio · Role para continuar
A Casa Branca anunciou as exclusões das altas tarifas recíprocas na sexta-feira, criando alguma esperança de que a indústria de tecnologia pudesse escapar da armadilha do conflito crescente entre as duas nações e que produtos de consumo cotidiano, como telefones e laptops, permaneceriam acessíveis.
No entanto, o secretário de comércio de Trump, Howard Lutnick, deixou claro no domingo que produtos de tecnologia essenciais da China enfrentariam novas taxas separadas, juntamente com semicondutores, nos próximos dois meses.
A guinada de Trump sobre tarifas na semana passada desencadeou as maiores oscilações em Wall Street desde a pandemia de COVID- 19 de 2020. O índice de referência Standard & Poor's 500 (.SPX)caiu mais de 10% desde que Trump assumiu o cargo em 20 de janeiro.
Lutnick disse que Trump promulgaria "uma tarifa com foco especial" sobre smartphones, computadores e outros produtos eletrônicos dentro de um ou dois meses, juntamente com tarifas setoriais direcionadas a semicondutores e produtos farmacêuticos. As novas tarifas não se enquadrariam nas chamadas tarifas recíprocas de Trump, sob as quais os impostos sobre importações chinesas subiram para 125% na semana passada, disse ele.