A Prefeitura irá promover e nomear professores adjuntos, além de realizar concurso interno para equipe técnica da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4), no Paço, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Serão promovidos 227 profissionais, por meio de um concurso interno já efetuado anteriormente, de professores adjuntos I e II para professores de educação básica I e II. A ação segue a classificação publicada em maio do ano passado, após inscrição dos educadores no Edital 01/2018 – Seges, que teve o prazo prorrogado por mais um ano.
"Os educadores merecem ser valorizados. Eles se superam todos os dias, oferecendo educação de qualidade aos nossos alunos”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante o anúncio.
A promoção, que segue o Estatuto do Magistério (lei nº 752), será realizada em três etapas. Em abril serão contemplados 89 professores, em maio outros 68 e até o final de agosto, mais 70. Serão 60 de educação infantil, 89 de educação fundamental I e 78 de educação fundamental II. No ano passado, 139 professores foram promovidos.
Todo o processo está sendo feito e acompanhado por técnicos das secretarias de Gestão (Seges) e Educação (Seduc).
“Reconhecemos que os profissionais merecem esta promoção e valorização pela progressão funcional estabelecida na legislação, por todo empenho e envolvimento no dia a dia dos alunos e das escolas”, afirmou a secretária de Educação, Cristina Barletta.
Ela destacou que a promoção representa a fixação de sede para os adjuntos. “Essa categoria não não possui sede fixa porque atua conforme a demanda das escolas. Assim, eles terão também uma carga horária fixa, conforme a função (infantil, fundamental I e fundamental II), melhores salários e ainda vão avançar mais uma etapa do Plano de Carreira do Magistério”.
NOMEAÇÃO
Sendo os educadores promovidos, a Prefeitura fará, de acordo com as possibilidades e necessidades, as nomeações, seguindo o concurso vigente, homologado em 2019.
Já o concurso interno para promoção de especialistas de educação (orientador educacional, coordenador pedagógico, assistente de direção, diretor e supervisor de ensino) ocorrerá no segundo semestre, oferecendo 96 vagas. "Isso é um presente para nós. Estou há 37 anos na rede e poderei me aposentar melhor", comemorou a diretora da escola Therezinha Pimentel, Maria Luiza Del Rosso.
Prestigiaram o anúncio os vereadores Telma de Souza, Audrey Kleys, Augusto Duarte, Adilson Júnior, e o presidente da Câmara, Rui de Rosis.
SANTOS
05/04/2019 14H20