Iniciativa visa prevenir situações de violência e auxiliar no conhecimento da rede de apoio como forma de enfrentamento
“A Rede de Atendimento e formas de Enfrentamento”. Este é o tema do II Encontro sobre Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Guarujá. O evento será realizado nesta quinta-feira (28), das 8h30 às 17 horas, no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos do Guarujá (Rua João Veneziano, 145-209 - Jardim Boa Esperança).
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarujá, por meio da Diretoria de Proteção Social Básica e Defensoria Pública de Guarujá. A ação conta com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vicente de Carvalho.
O objetivo do encontro é promover a discussão da Rede de Atendimento, bem como os tipos e formas de violência, contextualizando o processo histórico da violência de gênero para o enfrentamento.
Além disso, a iniciativa visa prevenir situações de violência, contribuir para o reconhecimento da oferta de apoio às vítimas e auxiliar no conhecimento da rede de apoio como forma de enfrentamento.
O evento será aberto para a participação dos munícipes e usuários dos serviços da Assistência Social e contará com a participação de convidados de diversos setores da Rede de Atendimento Socioassistencial do Município do Guarujá. Entre eles a Comissão de Políticas Públicas para a Mulher Guarujá, CREAS Guarujá, ONG Hella.
Confira a programação
08h30 - Credenciamento e Boas vindas
09h – Abertura Maria Fernanda da Silva - Coordenadora da Proteção Social Básica /Secretário de Assistência Social - Ronald Nicolaci Fincati
9h30 – Palestra Aspectos Legais - Nayara Rocha Rincon (Defensora Pública do Guarujá).
10h15 – O trabalho multidisciplinar na Delegacia da Mulher do Guarujá – Assistente Social Thaís
11h - Apresentação do CREAS Guarujá “Panorama Municipal e o Trabalho em Grupo no Suporte a Mulheres Vítimas de Violência” - Márcia Estela (assistente social).
14h - Explanação de representante da Comissão de Políticas Públicas para Mulher – Andreia Moreira
14h45 – Contextualização histórica do processo de violência de gênero - Karen Sales Correa Stein (Assistente Social)
15h15 – Violência contra as Mulheres em situação de rua – Elisângela Costa (Assistente Social) e Marilda Paixão (Psicóloga).
16h – Apresentação da atuação da ONG Hella.
16h20 - Fechamento e proposta - Paola Ribeiro Dottori da Silva (Agente de defensoria Psicóloga) e Mariana Gomes Moura (Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vicente de Carvalho).