“Os desafios de envelhecer no século XXI” é o tema central do encontro
Tendo como objetivo a elaboração e discussão de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da melhor idade, a Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa acontece nesta sexta-feira (29) em São Vicente, com início às 14 horas na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1.195 - Parque Bitaru).
Promovida pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Conselho do Idoso, a conferência será aberta ao público e terá como tema central “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.
“Essa Conferência será muito produtiva para o Município. Lutamos para que os serviços e as políticas públicas continuem em expansão para que os idosos tenham uma velhice cada vez mais ativa, onde possam ser mais atuantes na cultura, no lazer e em tudo que tiverem vontade”, declara a secretária de Assistência Social, Professora Lurdinha.
Para a secretária, esses encontros são importantes para que o idoso seja ouvido, e que, através de sua voz, seja possível elaborar e produzir melhorias nas políticas públicas. Para isso, a Conferência contará com rodas de conversa e debates sobre questões que envolvem a vida destes munícipes.
Serão debatidos assuntos a respeito da saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer – direitos fundamentais que devem ser efetivados nas políticas públicas. A educação como asseguradora de direitos e de emancipação do cidadão, e o enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa, também serão abordados.
Neste encontro, também haverá a eleição de dois delegados, um representante da sociedade civil e um do poder público municipal, que representarão a Cidade na Conferência de âmbito estadual.
Foram marcadas duas pré-conferências na semana do evento: uma na manhã de segunda-feira (25), na Área Continental, e outra para quarta-feira (27), às 9h30, no Serviço de Convivência Alegria de Viver (Rua Mota Lima, 487 - Vila Melo) na Área Insular de São Vicente.
“A pré-conferência desta segunda-feira foi muito produtiva. Os idosos que compareceram pontuaram questões importantes de saúde, educação e deram sugestões de lazer e atividades físicas que sentem necessidade ou vontade de fazer”, explica Lurdinha.
As propostas de políticas públicas desenvolvidas na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa passarão pela instância Estadual. Caso aprovadas, serão encaminhadas à Conferência Nacional do Idoso, para que, assim, sejam subsidiadas e destinadas aos idosos.
Confira a programação:
14h - Acolhida
14h15 - Abertura com as autoridades
14h30 - Palestra
15h - Debate sobre os eixos da Conferência
15h30 - Plenária e encaminhamentos
16h - Relatório final
16h15 - Eleição do Delegado para a Conferência Estadual
16h30 - Encerramento