Cursos gratuitos são voltados para estudantes e profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências

 

 

Em 2023, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) intensificou a agenda de cursos gratuitos realizados de modo híbrido, sendo presencial na Sede Angélica, na capital paulista, e remoto com transmissão ao vivo na TV Crea-SP, canal do Youtube. O objetivo era oferecer qualificação para profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências com temas técnicos que são essenciais para o desenvolvimento de suas carreiras, especialmente por contar com especialistas do mercado.

 

A iniciativa funcionou e fez tanto sucesso que, com programações atualizadas mensalmente, os cursos chegaram a 330 horas de capacitação, de fevereiro a dezembro, somando cerca de 60 mil espectadores, entre o on-line e o presencial. "Nossa meta é a valorização profissional e incentivar a capacitação para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. O Crea-SP Capacita, como chamamos esse programa, possibilitou que isso acontecesse, alcançando participantes não só de São Paulo, mas de vários lugares do Brasil", enfatiza o atual presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese, que assumirá a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em 2024.
 

Foram diversas temáticas voltadas para a área tecnológica, desde novas metodologias e ferramentas para representações digitais de construções, patologias de concreto armado ou impermeabilização, abordagem de Normas Técnicas, até temas mais sociais como uso da inteligência artificial, acessibilidade, cidades inteligentes e mulheres no mercado de trabalho, todos conduzidos por cerca de 45 profissionais de mercado e 10 instituições parceiras.

 

Com a posse da nova presidente do Conselho, engenheira Lígia Marta Mackey, que assumirá o cargo a partir de janeiro, a programação do Crea-SP Capacita continuará em 2024. "Seguiremos com esse legado. A nova agenda de cursos será divulgada logo no início do ano que vem", afirma Mackey, que complementa dizendo que o objetivo será transformar o programa em uma plataforma de ensino. "A capacitação não tem que ser custosa para o profissional, porque é ela que garantirá uma melhor inserção e desenvolvimento de carreira. O Conselho é ferramenta desse processo", conclui.
 

Sobre o Crea-SP - Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.