DANÇA
Escola de Bailado
A Escola de Bailado Municipal de Santos (EBMS) realiza pequena temporada de apresentações de fim de ano, de quinta (14) até domingo (17), no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com direção geral de Renata Pacheco. Na primeira sessão, às 18h, as alunas do 1° ao 4° ano apresentam ‘Vila Sésamo’. O trabalho tem como inspiração o programa infantil que ensina noções básicas de saúde e educação às crianças. O espetáculo terá ainda participação do Corpo de Baile juvenil e das professoras da EBMS. Às 21h, é a vez das bailarinas do 5° ao 9° ano exibirem ‘Classic Night’. A apresentação terá como convidados o Corpo de Baile juvenil e o Balé da Cidade de Santos. Os ingressos para cada espetáculo custam R$ 40,00 (meia e antecipado) e R$ 80,00 (inteira). As vendas ocorrem na bilheteria da Escola de Bailado nesta quarta-feira (13), das 14h às 18h, e nos dias de apresentação, na bilheteria do teatro, das 17h às 18h e das 19h às 20h.

EXPOSIÇÃO
‘Mulheres em Luta: Força e Pluralidade’
O Museu da Imagem e do Som de Santos recebe a exposição fotográfica ‘Mulheres em Luta: Força e Pluralidade’, da realizadora cultural Bete Nagô, com curadoria de Cintia Nely. O acervo é composto por registros de mulheres das mais diversas camadas sociais em mobilizações políticas, artísticas e culturais, captadas pelo olhar da fotógrafa nos seus mais de dez anos de atuação e protagonismo. Bete teve os primeiros contatos com o universo da fotografia ainda na infância, com um singelo, mas significativo incentivo do pai que trabalhava como zelador de condomínio e a presenteava com alguns exemplares de revistas e livros que encontrava no lixo, entre eles, National Geographic e uma coletânea de obras do mineiro Sebastião Salgado, uma das grandes referências da artista. A participação junto aos movimentos sociais, somada à persistência pessoal, contribuíram para as oportunidades de realizar a primeira exposição fotográfica em 2019, e sua estreia como documentarista, na websérie ‘Mulheres em Luta’ (resultante da mostra de mesmo nome), lançada em maio deste ano, que também será exibida durante o evento no Miss. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Visitação até o dia 22 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Entrada franca.

Deskart
Com a proposta de unir arte à conscientização ambiental - por meio da concepção de obras que utilizam elementos descartados no dia a dia, a exposição ‘Deskart’ é a nova atração da Galeria de Arte Patrícia Galvão. Idealizada pelo artista visual Renato DeLone, o projeto é fruto de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Santos, contando com a participação de alunos da rede pública municipal, com idades entre 10 e 13 anos, que, sob a orientação do artista, produziram trabalhos com material descartado. O resultado pode ser visto em 30 obras que tiveram como base placas de papelão sustentável tipo Holler, no formato 40x50 cm, sobre as quais os alunos aplicaram colagem de materiais como pequenos objetos, tecidos, papéis e plásticos que depois receberam os traços e pinturas autorais relativas ao tema proposto. Também fazem parte da exposição três obras exclusivas do artista, desenvolvidas com a intenção de inspirar as crianças nas suas criações. A mostra pode ser conferida até 15 de dezembro. A Galeria fica no Centro de Cultura Patrícia Galvão. Av. Pinheiro Machado, 48, de segunda a sexta, das 13h às 18h. Entrada franca.

MÚSICA
Ilumina Santos com Fábio Jr
O show do ‘Ilumina Santos 2023’ nas sacadas do Atlântico Hotel (Av. Presidente Wilson, 1, Gonzaga) terá como convidado o cantor Fábio Jr, que apresentará sucessos dos seus mais de 50 anos de carreira, neste sábado (16) e domingo (17), a partir das 18h. Artistas da Cidade também farão parte da festa. No sábado, o show de abertura será com o cantor Gibi Wagner acompanhado pelo músico Júnior Rivera. Já no domingo sobe ao palco o cantor Lucas Degasperi. O show de Fábio Jr. ocorrerá às 19h30, nos dois dias, e na sequência o Papai Noel chegará para o encerramento da noite. Realização da Secretaria de Cultura (Secult). Apoio: Atlântico Hotel.

Chorinho no Aquário
O projeto ‘Chorinho no Aquário’ recebe o show ‘Sambas e Choros’ com a cantora e compositora Hilda Maria & Grupo. A santista, radicada há anos em São Paulo, volta à Cidade acompanhada por Gustavo de Medeiros (violão 7 cordas), Laura Santos (clarinete), Nathalie Magalhães (pandeiro) e Emerson Bernardes (cavaco). “Geralmente as cantoras fazem participações em rodas de choro. Neste trabalho atuo de forma diferente. Acompanho a roda o tempo inteiro, seja cantando nas músicas onde há letra, seja usando a voz como instrumento nas demais canções. Estou superfeliz de retornar a Santos e me apresentar pela primeira vez no Chorinho no Aquário. Já fui como espectadora e sei o quanto ali o público aprecia música brasileira de qualidade”, detalha Hilda. O repertório contará com sucessos como ‘Um tom para Jobim’, ‘Tico- tico no fubá’ e ‘O que vier eu traço’. Sábado (16). 18h. Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia. Realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos. Apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Patrocínio das empresas Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais Ageo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Em caso de chuva a apresentação será cancelada.

Baile na Praia
Interpretando ritmos dançantes, Adriano Neves e Banda fazem show em mais uma edição do projeto ‘Baile na Praia’. Domingo (17). 19h. Fonte do Sapo. Orla do bairro Aparecida, em frente à Rua Alexandre Martins. Em caso de chuva, a programação será cancelada.

LITERATURA
Leia Santos
Ainda dá tempo de renovar o estoque de leitura este ano. Nos próximos dias acontecem as últimas edições de 2023 do projeto leia Santos: a Praça Mauá, coração do Centro Histórico, recebe a biblioteca móvel nesta quinta-feira (14), das 10h às 14h. As atividades do ano se encerram domingo (dia 17), das 13h às 17h, na Praça Olímpio Lima (Vila Belmiro), com a presença do ‘Clube do Choro’ participando da Festa de Natal do Bairro.

ATIVIDADE
‘Balancê’
‘Balancê’ é um projeto que reúne música, circo e brincadeira. A iniciativa, contemplada pelo Fundo de Assistência à Cultura de Santos – Facult, percorrerá vários cantos da Cidade. A primeira parada ocorre sexta-feira (15) na Fonte do Sapo (orla do bairro Aparecida), às 17h. No sábado (16), às 15h, a trupe se apresenta no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro). Domingo (17) a parada é dupla. A Praça Ribeiro de Moraes e Silva (em frente ao Sesc-Santos) recebe o espetáculo às 10h. Mais tarde, às 15h, os artistas se apresentam na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Para encerrar a agenda, a Estação Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo) recebe a trupe do Balancê na segunda-feira (18), às 18h. Com a proposta de aguçar a imaginação dos pequenos, durante as sessões de ‘Balancê’ os artistas convidam as crianças a vivenciar as experiências de brincadeiras antigas, que estimulam e trabalham conceitos de atenção, cooperação e toda parte cognitiva, sempre de forma lúdica e sensorial. “A vivência é conduzida pelos ritmos e movimentos da natureza e do próprio corpo humano. O ritmo é vivenciado pela música e os movimentos por brincadeiras populares”, conta Lua Marina, diretora de produção e idealizadora do projeto, lançado em 2021 no Sesc-Vila Mariana, em São Paulo.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.