BRASIL
04/12/2023 15H37
CINEMA
Cinemateca de Santos - ‘Sessão fim de ano’
O filme ‘A Lenda do Cavaleiro Verde’ é uma aventura épica de fantasia inspirada na lenda do Rei Artur. Na história, Sir Gawain embarca na ousada missão de enfrentar o Cavaleiro Verde, um forasteiro gigante com pele na cor esmeralda que testa os homens até o limite. Gawain inicia uma luta contra fantasmas, gigantes, ladrões e conspiradores, numa jornada profunda para definir o próprio caráter e provar seu valor aos olhos da família e do reino, enfrentando o mais temível dos adversários. Direção: David Lowery. Sábado (2). 20h. Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier Toledo, 42, Campo Grande. Classificação: 16 anos. Entrada gratuita.
Cinemateca de Santos - ‘Terror Duplo - Feliz Natal’
A Cinemateca de Santos recebe a última edição do ‘Terror Duplo’ de 2023, com o tema ‘Feliz Natal’, promovido pelo projeto Pé na Cova. O primeiro filme será ‘Noite do Terror’. Na história, um grupo de garotas de uma fraternidade faz planos para curtir o dia livre, mas começa a receber ligações estranhas que as deixam assustadas durante o feriado de Natal. Na sequência, o público confere ‘Natal Sangrento’. Após um garoto presenciar o assassinato dos pais por um homem vestido de Papai Noel, ele desenvolve problemas psicológicos, desencadeando uma explosão sangrenta contra o mundo. Domingo (3). 17h e 19h. Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier Toledo, 42, Campo Grande. Entrada gratuita.
Pontos MIS - ‘Festival Hitchcock’
A produção ‘Rebecca, a Mulher Inesquecível’, de 1940, é o próximo destaque do ‘Festival Hitchcock’, realizado pelo projeto ‘Pontos MIS’. No enredo, uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças da falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele. Direção: Alfred Hitchcock. Quarta-feira (6). 19h. Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Classificação: 12 anos. Gratuito.
DANÇA
‘Chronos - A Relíquia do Tempo’ - Escola Livre de Dança
A Escola Livre de Dança da Secretaria de Cultura de Santos apresenta o espetáculo ‘Chronos - A Relíquia do Tempo’. Na montagem, toda a família é convidada para uma aventura, que explora as complexidades do tempo e das memórias. A figura enigmática de Chronos, acompanhado de uma avó, guia o público por uma jornada emocionante, onde passado e presente se entrelaçam, proporcionando risadas, reflexões e momentos inesquecíveis para todas as gerações. Sexta-feira (1º) e sábado (2) as sessões são reservadas para pais e familiares. No domingo (3) a exibição é aberta ao público, com sessões às 17h e 20h. Teatro Municipal Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Os ingressos custam de R$ 35,00 a R$ 70,00. Venda no site Bilheteria Express.com (https://x.gd/jzCF6)
TEATRO
‘O Baú de Candoca’
A última apresentação do ano de ‘O Baú de Candoca’, atual projeto cênico do Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), é atração neste fim de semana. O espetáculo foi concebido a partir da adaptação teatral do conto homônimo escrito pela artista portenha Beatriz Rota-Rossi, radicada em Santos, e tem direção de Gilson de Melo Barros. A peça aborda a degradação de uma família tradicional, a partir de episódios marcados pela cobiça, desprezo pelas convenções que fortalecem as relações humanas e a especulação imobiliária, tratando como viés dramático o desajuste com relação às questões etárias e seus códigos de respeito e ética. ‘O Baú de Candoca’ se desenvolve entre a estética da contação de histórias, o universo do circo, a Comédia Dell’Arte, e a presença marcante do Coro. Sábado (2). 19h. Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla do Gonzaga, ao lado do canal 3.
MÚSICA
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos
Para comemorar em grande estilo o 25º aniversário do bairro Pompeia, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) dá concerto sob a regência do maestro José Consani. O grupo exibirá o ‘Concerto para cravo em Ré menor H.427’, de Carl Philipp Emanuel Bach, tendo como solista Regina Schlochauer (cravo). Já no ‘Concerto de Brandenburgo n.5’, de Johann Sebastian Bach, os solistas serão Carlos Eduardo Gomes (flauta), Ulisses Nicolai (violino) e Regina Schlochauer (cravo). O repertório ainda reunirá ‘Brincadeiras a cinco para quinteto de sopros’, de José Siqueira, e ‘Trois piècesbrèves para quinteto de sopros’, de Jacques Ibert, com Carlos Eduardo Gomes (flauta), Shirley Holtz (oboé), Alexandre Blume (clarinete), Aguinaldo Pedroso (fagote) e Odilon Bueno (trompa). Quinta-feira (30). 20h. Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1). Gratuito.
Simpósio do Samba
A valorização do samba, o ritmo da identidade e a cultura popular brasileira ganham espaço com o ‘Simpósio Nacional do Samba’, que reunirá pesquisadores em cinco mesas temáticas, em diferentes pontos da Cidade. As atividades visam analisar o presente e resgatar o samba como patrimônio imaterial da humanidade, além de mapear, registrar e arquivar a história do ritmo, seus festejos carnavalescos e protagonistas. O evento trará também diversas rodas de samba, entre sexta-feira (1º) e 9 de dezembro, com nomes como Moacyr Luz, Nei Lopes e Douglas Germano. A programação completa está no Instagram: @simposiodosamba e no site https://simposiodosamba.wixsite.com/simposiodosamba . O Simpósio tem chancela da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, contemplado pelo Proac. Apoio: Prefeitura de Santos, Parque Balneário Hotel, Sesc-Santos, Lamus – USP, Unifesp, projeto Memórias do Samba Santista e Instituto Histórico e Geográfico de Santos.
Chorinho no Aquário
O show ‘Cordas de Aço’, com a cantora Monna e Luizinho 7 Cordas, presta homenagem ao mestre Cartola e ao Dia do Samba, lembrado em 2 de dezembro. A obra do carioca, fundador apaixonado da Estação Primeira de Mangueira e genial compositor será reverenciada. No repertório, canções como ‘As rosas não falam’, ‘Alvorada’ e ‘O Sol Nascerá’. Além do violão de Luizinho 7 Cordas, Monna será acompanhada pela flauta de Débora Gozzoli e a percussão de Edirley Fernandes. Realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos. Apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Patrocínio das empresas Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais Ageo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Sábado (2). 18h. Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia. Evento gratuito. Em caso de chuva a apresentação será cancelada.
Camerata Jovem Santista e violinista Alessandro Borgomanero
A Camerata Jovem Santista traz o violinista italiano Alessandro Borgomanero como solista do último concerto de 2023, encerrando a série ‘Discípulos e Mestres’, com regência do maestro Rômulo Moreira. No repertório, obras de Bach, Vivaldi, Mozart e Paganini. Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci. O músico vive em Goiânia desde 1997, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. Foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes e da Orquestra Filarmônica de Goiás. A Camerata Jovem Santista é um grupo de formação ligado ao Departamento de Formação e Pesquisa Cultural da Secretaria de Cultura de Santos e que hoje funciona como celeiro de músicos na área de cordas na Baixada Santista. Domingo (3). 17h. Teatro Rosinha Mastrangelo (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Gratuito.
Baile na Praia
O tradicional ‘Baile na Praia’ recebe a Banda Oficina 1 para uma noite contagiante, com muitos hits dançantes. Domingo (3). 19h. Fonte do Sapo - orla da praia da Aparecida. Realização: Secretaria Municipal de Cultura. Em caso de chuva, a programação será cancelada.
EXPOSIÇÃO
‘Estados Unidos da África’
A exposição ‘Estados Unidos da África’ é fruto de uma história em quadrinhos do escritor e poeta Anderson Shon e do ilustrador e quadrinista Daniel Cesart. Inicialmente concebida como um livro em prosa, a história ganhou nova roupagem com a entrada do quadrinista, se tornando um mix de quadrinho e livro. A HQ conta a história de Rei Bantu, homem camaronês que ganha poderes de forma inusitada e então unifica o continente africano em um só país. Mas, percebendo que não dá para matar a fome com raios saindo dos olhos, começa a agir rompendo muros para além dos seus poderes. Rei Bantu precisará lidar com o ódio e preconceito para manter a hegemonia dos Estados Unidos da África, pois negros no poder não são bem-vistos por outros governos. Anderson Shon é poeta, escritor e educador. Tem na carreira os livros de poesia Um Poeta Crônico, Outro Poeta Crônico e A Despedida do Super Futuro. Shon é colunista do Jovem Nerd, colecionador de quadrinhos e nerd de carteirinha. Como homem negro, entende que a representatividade é um fortificador de afroestimas e por isso quer ver o Rei Bantu e o Estados Unidos da África dominando o mundo. Daniel Cesart é quadrinista, formado em artes visuais. Cocriador do espetáculo Dança em Quadrinhos. Participou da coletânea Máquina Zero volumes 1 e 2 com histórias curtas; letreirou a HQ Never Die Club volumes 1 e 2 e Never Die Club - A Cosmonauta, e diagramou a HQ Paxuá e Paramim e o Contos dos Orixás. Visitação gratuita até 8 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 9h às 13h. Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5 - orla do Boqueirão).
‘Mulheres em Luta: Força e Pluralidade’
O Museu da Imagem e do Som de Santos recebe a exposição fotográfica ‘Mulheres em Luta: Força e Pluralidade’, da realizadora cultural Bete Nagô, com curadoria de Cintia Nely. O acervo é composto por registros de mulheres das mais diversas camadas sociais em mobilizações políticas, artísticas e culturais, captadas pelo olhar da fotógrafa nos seus mais de dez anos de atuação e protagonismo. Bete teve seus primeiros contatos com o universo da fotografia ainda na infância, com um singelo, mas significativo incentivo do pai que trabalhava como zelador de condomínio e a presenteava com alguns exemplares de revistas e livros que encontrava no lixo, entre eles, National Geographic e uma coletânea de obras do mineiro Sebastião Salgado, uma das grandes referências da artista. A participação junto aos movimentos sociais, somadas à sua persistência, contribuíram para as oportunidades de realizar sua primeira exposição fotográfica em 2019, e sua estreia como documentarista, na websérie ‘Mulheres em Luta’ (resultante da mostra de mesmo nome), lançada em maio deste ano, que também será exibida durante o evento no Miss. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Visitação até o dia 22 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Entrada franca.
ATIVIDADES
Conexões - 2ª edição
O ‘Conexões’ é um movimento que busca democratizar a troca de experiências, o compartilhamento de ideias, além de inspirar e proporcionar conexões potentes, em espaços agradáveis, com parceiros que compartilham dos mesmos ideais. A segunda edição chega com muitas novidades, com tributos à Rita Lee e Simonal; discotecagem; feira de criativos e de vinil; espaço gastronômico e duas rodas de conversa, com a participação do músico BNegão (Planet Hemp); do chef Frank Bin (vice-campeão do Masterchef Profissionais) e Dandara Fonseca (The Summer Hunter). O evento tem produção conjunta da Revista Nove com o Encontro de Criadores. Domingo (3). 12h às 21h. Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. A programação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia pelo site Sympla, no link https://bit.ly/Conexoes-2edicao .
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/