SANTOS
02/11/2023 10H47
A tecnologia de monitoramento por câmeras da Prefeitura, aliada à integração e à eficiência da Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) e Polícia Militar (PM) nas ruas, foi decisiva na apreensão, em um intervalo de 20 minutos, de um menor, após prática de furto de celular na orla da praia, nesta quarta-feira (1º/11)
A ação teve início às 12h22 quando os guardas municipais e policiais militares que operam as câmeras de vigilância do Centro de Controle Operacional (CCO) flagraram dois jovens em atitude suspeita pedalando pela ciclovia da orla do Embaré.
Pouco depois, foi informado via rádio que um adolescente - com características parecidas com a de um dos jovens infratores que havia sido monitorado minutos antes, abordou uma vítima na mesma região da praia, levando celular e documentos. Após o ato infracional, a dupla fugiu em direção à cidade de São Vicente. Não houve flagrante pelas câmeras do ato infracional.
Os profissionais que atuam no CCO passaram a fazer um ‘pente fino’ com as câmeras e conseguiram localizar um deles na Avenida Floriano Peixoto. Ao mesmo tempo, as equipes da GCM e PM em perseguição eram informadas sobre a fuga do infrator.
Nas imagens, é possível ver o adolescente pedalando apressadamente, tentando escapar das guarnições ao dar voltas pelos bairros Pompeia e José Menino (Orquidário), até retornar para a ciclovia da orla. Mas, na divisa Santos/São Vicente, às 12h42, acabou sendo apreendido pela polícia militar.
A vítima foi encaminhada à delegacia, onde narrou os fatos, reconheceu o menor e recebeu de volta o celular e os documentos.
No distrito policial, foi elaborado Boletim de Ocorrência de ato infracional de furto e as partes permaneceram à disposição da Justiça.
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/