SANTOS
02/11/2023 10H45
No plenário Dr. Oswaldo de Rosis (Centro Histórico), os vereadores da 7ª legislatura da Câmara Jovem realizaram a última sessão ordinária desse mandato. A edição deste ano contou com 42 alunos, vereadores e suplentes, alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Santos, que tomaram posse em abril.
Eles foram eleitos em suas unidades de ensino e tiveram um mandato de um ano, período em que passaram por capacitações, participaram de sessões no plenário da Câmara, onde apresentaram e discutiram indicações, requerimentos e projetos de lei, sempre auxiliados por profissionais do Legislativo santista.
“É tão emocionante participar e acompanhar o desenvolvimento de vocês, saber que estão apresentando projetos que serão absorvidos por essa Casa e serão ideias boas, importantes e fundamentais. Desejo que tudo o que aprenderam aqui possam levar para a vida”, afirmou durante o evento a secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e vice-prefeita, Renata Bravo.
Ela destacou ainda que o processo foi importante para os jovens, inclusive para os que não pretendem seguir carreira política. “Aqueles que forem seguir suas profissões e que tiverem suas carreiras e, que conhecendo o que acontece aqui, sabendo das informações que são importantes tramitar, enquanto representantes da sociedade civil, que vocês possam fazer sua colaboração”, disse Renata. O projeto Câmara Jovem conta com apoio da Coordenadoria da Juventude, ligada à Semulher.
O jovem vereador Lucas Cavalcante Poza Durante, aluno da UME Lourdes Ortiz, acredita que o trabalho deste ano transformou sua visão como cidadão, principalmente as visitas que o grupo fez a várias regiões da Cidade, como Ilha Diana, Lagoa da Saudade, Vila Gilda, orla e Zona Portuária. “Foi uma experiência única; procurei ser bem atuante, e as saídas foram muito importantes, pois conhecendo os ambientes e conversando com os moradores, nós podemos identificar os problemas na Cidade e na região”.
“No início, temos uma certa vergonha e insegurança, mas é um aprendizado imenso o que vivemos aqui e saímos mudados, com uma cabeça diferente, uma visão mais crítica da Cidade”, conta a vereadora Valentina Moreira, representante da Escola Estadual Canadá.
Rafael Quintal Lopes, suplente representante do Colégio Presidente Kennedy está feliz por ter colaborado com projetos que podem ser aproveitados pelo Legislativo, como um que dispõe sobre adicionar um inciso à lei 3.187, que trata dos temas transversais da Educação. O jovem propôs a inclusão do tema sexualidade “Ter esse tema debatido dentro das escolas vai ser importante e previne muitas situações como assédio, estupro, doenças e gravidez na adolescência”.
A sessão solene de encerramento do mandato dos estudantes será no dia 13 de dezembro, na Câmara Municipal, que pretende abrir as inscrições para a próxima legislatura no início de 2024.
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Conheça os outros artigos dos ODS. https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/