Programação da Prefeitura para a rede municipal de ensino acontecerá neste
sábado (26), das 8 às 11h30, com simulados e troca de experiências
Em Guarujá, este sábado (26) será de muito aprendizado e troca de experiências. A Prefeitura promove, das 8 às 11h30, o primeiro encontro de finalistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. O evento está marcado na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia, que fica na Avenida Dom Pedro I, 340, no Jardim Tejereba.
A programação inédita é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e espera envolver os 360 classificados para a segunda fase desta 18ª edição. Todos os alunos são do Ensino Fundamental II, entre o 6º e 9° ano, e irão fazer a avaliação final no próximo dia 07 de outubro.
O objetivo da iniciativa é fortalecer o raciocínio lógico matemático dos alunos. Para isso, foram preparadas duas oficinas com palestras e simulados baseados em exames passados da OBMEP. A proposta proporcionará aos estudantes além de conhecimento, momentos de conversas descontraídas e novas amizades.
A agenda está sendo realizada graças aos esforços dos colaboradores da Seduc, já que, voluntariamente, os professores se colocaram à disposição para oportunizar o dia diferenciado de aprendizado e troca de experiências.
Para o secretário de Educação de Guarujá, Márcio Reis, esse será um momento enriquecedor para toda a comunidade escolar. “Investir em estratégias que elevam o potencial dos nossos meninos e meninas é um compromisso. Aproveito para lembrar, mais uma vez, que os alunos classificados nesta etapa levem documento de identificação com foto, caneta preta, lápis, borracha e apontador”, reforça o titular da pasta.
Inspiração
Com o intuito de inspirar os estudantes, o ex-aluno da rede municipal de ensino, Diego Oliveira Silva, foi convidado para fazer parte de uma das rodas de conversa. Atualmente, ele tem 19 anos e está fazendo faculdade de Tecnologia da Informação em uma universidade da Baixada Santista. O novo caminho nos estudos surgiu durante a sua trajetória em três escolas do Morrinhos, bairro onde mora e descobriu o interesse em ciências exatas. No ano de 2017, inclusive, ganhou uma menção honrosa pela disciplina.
Oportunidades
Uma vez medalhistas da OBMEP, os estudantes têm portas abertas em diversas áreas. O reconhecimento nacional impulsiona a oferta de bolsas de estudos, empregos, convites para pesquisas ou até mesmo representar o Brasil em competições acadêmicas.