A iniciativa tem por objetivo definir um padrão de identificação visual para
valorizar as estâncias regionais, como é o caso da Costa da Mata Atlântica
A Prefeitura de Guarujá aderiu ao Programa de Sinalização Turística do estado de São Paulo, que tem por objetivo valorizar as estâncias regionais. Na última semana, o Município recebeu dois totens de sinalização, um na esquina da Avenida da Saudade com a Avenida Dom Pedro l, e outro entre a Rodovia Cônego Domenico Rangoni e a Avenida Santos Dumont.
Formulada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, a iniciativa tem por objetivo definir um padrão de identificação visual para valorizar as estâncias regionais, como é o caso da Costa da Mata Atlântica. Além do nome do destino, o totem possui um QR Code, que direciona para o link https://www.turismo.sp.gov.br/
O secretario municipal de Turismo, Fábio Santos, explica tratar-se de uma ação que destaca a localização do Município. “É a nossa posição em relação ao Mapa Nacional do Turismo, certifica a região que Guarujá pertence. Agora temos uma sinalização mostrando que nós pertencemos à Costa da Mata Atlântica. É como se fosse o nosso sobrenome, a nossa referência turística”.
O titular da pasta ressaltou ainda sobre a preservação ambiental. “Nossa preocupação com o meio ambiente e a diversidade é uma das principais características da Cidade. O Município tem quase 50% da sua área voltada para a proteção e preservação ambiental, falando a mesma linguagem da região a qual pertence”.
Além disso, destaca que mostrar a sinalização, principalmente, para aqueles que visitam o Município, é importante não apenas para a Ilha de Santo Amaro, mas para toda a Baixada Santista. "A meu ver, entra como uma certificação. Estamos no Mapa do Turismo, pertencemos a uma região importante chamada Costa da Mata Atlântica e estamos divulgando e certificando a nossa posição”.
Programa de Sinalização Turística
A Secretaria Estadual de Turismo e Viagens formulou um amplo e abrangente Programa de Sinalização Turística, que tem como objetivo principal valorizar as instâncias regionais do turismo, apoiando e promovendo os destinos e definindo um padrão de identificação visual para as 49 regiões turísticas do Estado de São Paulo.