Comerciantes e população estão sentindo melhora nos preços graças
à diminuição do desemprego e ao fim das restrições da pandemia
O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais lucrativa do Brasil, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Comemorada no segundo domingo de agosto, a data movimenta o comércio e, consequentemente, a economia. Lojistas de Vicente de Carvalho, um dos principais comércios populares da Baixada Santista, esperam um aumento considerável das vendas em relação ao ano passado, prevendo alta de até 15%.
Carlos Eduardo Dias, líder do Movimento Comércio Forte, analisa que, em 2023, as vendas subiram em comparação ao ano passado neste mesmo período. “Em 2022 o aumento representado pelo Dia dos Pais correspondeu a 9%. Neste ano, a expectativa é de até 15%”, projetou.
O comércio como um todo no Município deve sentir uma alta de 4% graças ao menor índice de desemprego, de acordo com Henrique Leone, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg). “Apesar da redução da taxa Selic ainda não ter repercutido na cobrança feita pelas administradoras de cartão, o desemprego está menor. Então, a expectativa é positiva”, finalizou.
Vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Guarujá (CDL), Orlando João de Souza Júnior, atribui esse avanço nas previsões ao término das restrições impostas pela pandemia de covid-19. “As pessoas voltaram a se reunir e comprar mais”, avaliou.
Otimismo
O sentimento de melhora não vem apenas dos comerciantes, a população também sente os preços mais baixos e maior quantidade de promoções. A percepção é do casal Laércio e Sonale, que tinham acabado de comprar presentes para seus pais. “Realmente estamos comprando mais nesse ano. Os preços estão bem mais em conta”, considerou Laércio.
Raíssa Ares, funcionária de uma das lojas de Vicente de Carvalho, destacou o aumento do movimento e que ainda não conseguiu escolher um presente para o seu pai. “Ainda não sei o que comprar, mas vou”, garantiu, com bom humor.
Polo comercial
A Prefeitura de Guarujá aponta que Vicente de Carvalho concentra 41% dos estabelecimentos comerciais de toda a Cidade. “Das 5.698 lojas do Município, 2.320 estão localizadas no Distrito de Vicente de Carvalho”, ressalta o superintendente da Secretaria Municipal de Finanças, Victor Santos