Prevista para ser construída até meados do ano que vem, a passarela do Parque Valongo (bulevar) será tema de audiência pública no próximo dia 18, às 19h, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS).
O evento é organizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Prefeitura de Santos. Também constarão da pauta outras duas passarelas — a que liga a Alfândega ao cais e outra na Bacia do Mercado, na Vila Nova.
Maior projeto de revitalização da área portuária santista, o Parque Valongo é um empreendimento de lazer e turismo situado no trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que contempla os armazéns 4, 5 e 6. A ligação será estabelecida entre a Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, e o antigo armazém 4, no cais.
A passarela passará por cima da Rua Tuiuti e da Avenida Perimetral. Sua construção é uma contrapartida da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que faz a gestão da malha ferroviária, e ficará sob responsabilidade da Rumo Logística.
Dentro do planejamento dessas contrapartidas, estão inclusas as obras na passarela ao lado da Alfândega, que ganhará uma rampa para ciclistas, e a da Bacia do Mercado, antiga reivindicação de usuários das barcas.

PARQUE VALONGO
Compondo o projeto, além do espaço para eventos e gastronomia, há uma área entre os antigos armazéns 5 e 6 que não existe mais e que se tornará um espaço aberto, propício para a observação da movimentação dos navios, com área verde, novos mobiliários, playground e atividades diversas nesta região.
Em maio, a APS fez a cessão desta área para a Prefeitura de Santos para a instalação do Parque Valongo, que será entregue em julho de 2024. A revitalização foi possível por meio do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com a empresa portuária COFCO International Brasil.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.