Calouros, veteranos e pais estavam empolgados no primeiro dia de aulas do segundo semestre; Tecnologia de ponta e corpo docente qualificado impressionaram nova comunidade acadêmica

O coordenador do curso, Dr. Ronald Pallota, deu as boas-vindas aos calouros e aos pais (Foto: Guilherme Santana)

Felicidade e ansiedade. Esse foi o misto de sentimentos que tomou conta do campus da Unoeste no Guarujá. É que esta segunda-feira (7) marcou o retorno das aulas para mais de 500 alunos que escolheram a melhor universidade particular da Baixada Santista e da região central do Estado de São Paulo, para estudarem e se formarem profissionalmente. No primeiro dia de aulas desse segundo semestre, além do brilho nos olhos dos calouros e veteranos, era possível ver também a empolgação dos pais dos estudantes que se surpreenderam com os investimentos da Unoeste em tecnologia de ponta e corpo docente qualificado.

A ingressante Giovanna Rodriguez Palermo, que estava acompanhada dos pais Viviana Maria Rodriguez e Michel Palermo, disse que sempre foi um sonho entrar na faculdade de medicina. “Acredito que será muito bom. Além de ser um sonho, por tudo que pesquisei na Unoeste parece que será bem legal e completo o ensino. A universidade dá todo suporte necessário, então estou com boas e altas expectativas”, falava, empolgada.

Ao conhecer a Unoeste mais profundamente durante suas pesquisas, Giovanna conta que se surpreendeu com a questão da tecnologia, já que o campus dispõe de uma Sala Betha e  LhabSim, laboratórios modernos e altamente tecnológicos. A Sala Betha dispõe de mesas interativas e outros atrativos como realidade aumentada que ajudam nos estudos propostos por professores naquele ambiente. Já o LhabSim, coloca à disposição dos alunos robôs utilizados em aulas práticas nos cursos da saúde e que simulam situações reais comuns em hospitais. “A Sala Betha é bem conhecida, mas, além disso, escolhi a Unoeste também por aulas práticas desde o primeiro semestre, o que possibilita sempre estarmos em contato com os pacientes”, completou.

“O sonho de todos os pais é que os filhos possam estudar, se formar e serem profissionais dedicados. O sonho dela era a medicina e a Unoeste me parece uma excelente faculdade. Estamos emocionados e, com certeza, ficaremos mais ainda na formatura”, disse Michel, pai da Giovanna. Por falar em formatura, a mãe da estudante acrescentou que quando chegar este momento a sensação será de dever cumprido. “É a realização de um sonho, principalmente para ela, mas estamos apoiando. Para nós é muito gratificante, mesmo sendo o começo de tudo. Já estou chorando”, relatava Viviana, emocionada.

A ingressante Giovanna Palermo com os pais Viviana Rodriguez e Michel Palermo (Foto: Guilherme Santana)

‘Pais calouros’

E não eram somente os pais que estavam emocionados pela entrada dos filhos na universidade. O médico Vitor Velloso rasgou elogios à mãe Lívia Sarmento Velloso, que é caloura na Faculdade de Medicina. “Ela foi mãe solo de dois homens, abriu mão de muito em prol da nossa criação. Vê-la, finalmente, fazendo o que deveria ter feito e que ela tem potencial, é muito gratificante. Estou feliz e se ela precisar de ajuda com certeza estarei disponível. Ela está ansiosa e eu estou ansioso por ela”, revelava o filho e também futuro colega de profissão.

A mãe dele, agora aluna da Unoeste Guarujá, lembrou que a medicina era um sonho de juventude não realizado e que agora está prestes a ser concretizado. “Casei, tive dois filhos, fiz outras três faculdades, mas não fiz o que queria. Depois que deixei a responsabilidade de criá-los, que estão pelos próprios pés, pensei: agora eu vou. Sei que a jornada é dura, a carga horária é extensa, mas estou preparada”. Apesar de ter passado também em outra universidade, Lívia ressaltou o porquê escolheu a Unoeste para se formar médica. “Visitei a universidade, vi a estrutura e vi que a Unoeste é voltada à saúde, e isso me encantou. Por isso vim pra cá”.

Como Lívia disse, o campus da Unoeste no Guarujá é voltado à saúde e mantém parceria em diferentes cidades do litoral paulista. Além da cidade sede, está presente em Santos, Bertioga e Praia Grande, em locais como os hospitais Santo Amaro, Emílio Ribas e Willian Rocha; Hospital Municipal de Bertioga, Santa Casa de Santos, Complexo Hospitalar Irmã Dulce e Hospital e Pronto Socorro Infantil Gonzaga.

Mudando a realidade

Dando boas-vindas aos calouros, o coordenador do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, Dr. Ronald Sérgio Pallota Filho, salientou que o diferencial que a universidade oferecerá é a formação de profissionais humanos. “Isso é importante, pois estaremos sempre tratando outro ser humano. O Guarujá tem o maior índice de mortalidade materno infantil, 17 crianças morrem a cada mil nascimentos. A Unoeste entrou para melhorar isso com a transformação humanística dos alunos”.

Além do evento de boas-vindas aos calouros, o retorno às aulas foi marcado pela recepção aos veteranos e pela tradicional cerimônia do jaleco, organizada pelo Diretório Acadêmico formado pelos alunos. Na ocasião, o coordenador administrativo do curso de Medicina, Geraldo Alécio de Oliveira, falou sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e o coordenador do Núcleo de Avaliação, Rafael Pacheco, explicou sobre os processos avaliativos e composição de nota.

Vestibular Unoeste

Ainda dá tempo de você estudar na 2ª melhor universidade do estado de São Paulo. Saiba mais no site do vestibular