O segundo final de semana da 46ª edição da Festa da Tainha de Bertioga começa nesta sexta-feira (7). O tradicional evento acontece toda sexta-feira, sábado e domingo até o dia 30 de julho na Tenda de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro.

Às sextas-feiras, o jantar é servido a partir das 19h30. Aos sábados, almoço começa ao meio-dia e o jantar às 19h30. Aos domingos é servido apenas o almoço, que inicia ao meio-dia.

Cerca de 5 mil pessoas estiverem nos primeiros três dias de festa, de acordo com o Lions Clube Bertioga, que realiza o evento. Realizada com o apoio da Prefeitura, a festa é uma experiência gastronômica, que soma tradição, cultura e sabor.

A refeição é servida com uma tainha na brasa espalmada, acompanhada de duas porções de vinagrete e self-service de arroz, farofa e pão.

De acordo com o Lions Clube, a tainha custa R$ 135 serve bem até três pessoas. A refeição é vendida no dia e local do evento ou através do link: www.bit.ly/festa-tainha-2023.

Ainda segundo a organização, todo o valor arrecadado é destinado para projetos sociais, como: entrega enxovais para recém-nascidos, entrega de cadeiras de roda e cadeiras para banho, andadores e muletas, além de doações de óculos, cobertores, roupas, alimentos, entre outros.

Além de saborear o prato típico e ajudar em causas sociais, os visitantes também podem apreciar uma das vistas mais bonitas do litoral de São Paulo: a Praia da Enseada em frente ao Forte São João. Os turistas e moradores também contam com outras opções de lazer e passeio que podem ser feitos após a refeição.

Confira o que fazer em Bertioga durante a Festa da Tainha

A região central da Cidade, onde acontece o festival, é cheia de história e encantos. Do Canal de Bertioga, ao lado da Festa da Tainha, saem passeios com canoa havaiana e escunas. Também há a opção de barcos, que podem ser fretados para passeios.

No Parque dos Tupiniquins fica o Forte São João, primeira fortaleza do Brasil, que é candidata a Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O local fica aberto para visitação de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Com mais de 90% do seu território como área de preservação permanente, a ecologia faz parte de Bertioga em sua totalidade. São três Unidades de Conservação: Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Bertioga, Parque Estadual Restinga de Bertioga e APA Marinha Litoral Centro.

Nas áreas dos parques Bertioga possui 12 trilhas divididas em níveis de dificuldade baixo e alto, com caminhadas pela Mata Atlântica chegando a cachoeiras, poços de águas cristalinas, mirantes naturais, e muita aventura, que podem ser aproveitadas por pessoas a partir dos 8 anos de idade.

Passeios para observação de aves diurnas e noturnas, observação de astros em dias de lua nova, passeios de bicicleta nas trilhas e na orla da praia onde podem acompanhar os pescadores artesanais na pesca de arrasto. Para todos os passeios temos, à disposição, monitores especializados para acompanhar nossos visitantes e lhes dar toda a segurança e informações necessárias.

Além dos atrativos ecológicos temos lindas praias que totalizam 33 km de extensão, divididas nos trechos da Praia da Enseada que começa no Forte São João e vai até o Cantão do Indaiá, a Praia de São Lourenço onde está também o Bairro Riviera de São Lourenço, a Praia de Itaguaré que é a mais preservada por estar dentro de duas Unidades de Conservação, e a Praia de Guaratuba. Por fim, temos a Praia de Boracéia que faz divisa com o município de São Sebastião.