A consulta ficará disponível para o recebimento de contribuições pelo prazo de 60 dias na plataforma Participa+ Brasil
(Foto: Pablo Le Roy / MCom)
O Ministério das Comunicações (MCom), por meio do Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), abriu uma consulta pública para colher subsídios que auxiliem a definição de prioridades para a política pública de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de telecomunicações. A consulta ficará disponível para o recebimento de contribuições pelo prazo de 60 dias na plataforma Participa+ Brasil.
“O gasto público possui um papel fundamental para o desenvolvimento de um ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A definição de prioridades é uma etapa essencial para que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível”, esclareceu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A consulta pública apresenta perguntas sobre temas específicos das telecomunicações, como Comunicações Ópticas, Tecnologias Quânticas e Redes Programáveis, Descentralizadas e Seguras. Temas atuais, como Internet das Coisas, inteligência artificial, segurança cibernética e realidade imersiva, também são abordados.
O intuito da consulta é permitir que pesquisadores, especialistas do setor, empresas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) possam apontar tendências e áreas de fronteira tecnológica que possam ser fomentadas com recursos públicos.